7º Festival de Dança de Paranavaí vai ser realizado nos dias 9 e 10


  

Nos dias 9 e 10/6, a Fundação Cultural vai realizar o 7º Festival de Dança de Paranavaí no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Na primeira noite, às 20h, a Mostra Avant apresenta 18 coreografias de grupos convidados ou que não tenham sido selecionados para a Mostra Oficial. Na segunda noite, também às 20h, a Mostra Oficial apresentará as 20 melhores coreografias selecionadas no festival, o que inclui modalidades como jazz, ballet clássico de repertório, ballet clássico livre, danças urbanas, dança contemporânea, dança de salão e danças populares. Quem puder contribuir, a organização do evento pede que leve um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho.

No dia 9, a programação do festival vai oferecer na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade um workshop de ballet clássico em dois horários: das 14h às 15h30 para nível básico e das 16h às 17h30 para nível intermediário. “A proposta é fazer um retrocesso necessário na técnica, abordando a limpeza, fluidez e execução dos movimentos mais básicos do ballet clássico”, explica o bailarino e ministrante Philipe Viana, de Foz do Iguaçu.

Nessa noite o palco do Teatro Dr. Altino Afonso Costa recebe a Mostra Avant com coreografias de grupos de Paranavaí e Terra Rica. A lista é composta por
“Mate-os com Bondade”, Corpo de Dança Cidade Poesia/ Fundação Cultural – Casa da Cultura; “Encanto”, Corpo de Ballet Municipal Cidade Poesia/ Fundação Cultural – Casa da Cultura; “Oceano”, Corpo de Dança Cidade Poesia/ Fundação Cultural – Casa da Cultura; “Princesas”, Studio Fitnes Denize Rodrigues; “Emília em bolhas de chiclete”, BKR Street Dance; “Sombrio”, Grupo Experimental Cristiane Ferreira; “Boneca de Luxo”, Studio Fitnes Denize Rodrigues; “Anões for Brea K Style”, Watts Crew Company; “Oceano”, Kerigma; “Paysant”, Grupo Aline Grassioto; “Move Your Body”, Grupo de Dança KR Academia; “Valores Nordestinos”, Grupo de Dança UNESPAR; “Vibe”, Grupo de Dança Urbanas Arte e Vida; “Refúgio”, Beatriz Subtil; “Em nome do Amor”, Dream Moving Dance; “Baiana”, Centro de Atendimento á Criança e ao Adolescente de Paranavaí – CECAP; “Variação feminina de Paquita”, Grupo Ballet Devant; “Flash Dance”, Grupo de Dança Maria Tereza Fávero;

No dia 10, das 9h às 11h, Viana apresenta na Casa da Cultura um workshop de stiletto dance, dança no salto alto que é muito requisitada nos palcos e escolas de dança. “É uma vertente das danças urbanas, que usa técnicas de waking e vogue aliado a movimentos de jazz e acrobacias. Seu ponto alto é a feminilidade aliada à força e expressão facial. Vou ensinar passos básicos, sequências coreografadas, postura, elegância e habilidade técnica para se manter em cima do salto alto”, informa Viana.

Nesse dia, às 20h, a Mostra Oficial apresentadas 20 coreografias de bailarinos e bailarinas de Paranavaí, Loanda, Maringá, Umuarama, Mamborê e Cruzeiro do Oeste no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. A lista é composta por “A Batalha dos Nipes”, do Corpo de Ballet Tayna Mateus; “A Bela Adormecida”, do Grupo Aline Grassioto; “A Dama e os Vagabundos”, do Grupo Way Dance; “Chicago”, do Grupo de Dança Maria Teresa Martins Fávero; “Dark”, do Grupo Way Dance; “Don’t Stop Dancing”, do Grupo de Dança Ellen Lúcia Barbosa Garrido; e “Encanto”, da Cia Infantil CBTM.

Também vão ser apresentadas “Fada do Inverno”, do Experimental Cristiane Ferreira; “Festa dos Minions”, da Cia Infantil CBTM; “Infiltrada”, do Grupo de Dança Ex Tensão; “Nativa Alma”, da Fábrica de danças TM2VC; “Noite Árabe”, do Corpo de Ballet Tayna Mateus; “O Canto das Sereias”, da Cia Juvenil CBTM; “O Rei Leão”, da Academia AABB Fitness; “On My Way”, da Varanda Cia. de Dança; “Preamar”, da Cia Juvenil CBTM; “Prefácio”, da Companhia Impulso de Dança; “Sem Fôlego”, do Dream Moving Dance; “Tarzan”, do Grupo Ballet Devant; e “Trem Bala”, da Varanda Cia. de Dança.

Nas duas noites o bailarino Philipe Vianna como abertura do evento apresenta os Solos “I`m Sexy”, na noite do dia 09 e “Burnin Up”, na noite do dia 10.
As 20 melhores coreografias, de um total de 43 inscritas, foram selecionadas por Philipe Viana e Gabriela Sarmento. Philipe é bailarino e artista circense. Formou-se em Ballet Clássico na Academia Municipal de Ballet de Campo Mourão, onde aprendeu técnica com metodologia russa. Participou como Bailarino e coreógrafo de inúmeros festivais de dança nacionais e internacionais e conquistou vários prêmios. Aprofundou-se no estudo de técnicas de pas de deux e de repertório. Mudou-se pra São Paulo a convite da Escola e Grupo Garra de Dança da Cidade de São João da Boa Vista, reciclou seus conhecimentos de técnica clássica e estou profundamente jazz e dança contemporânea. Por meio do teatro musical, aprofundou seus estudos na modalidade stiletto. Philipe hoje reside em Foz do Iguaçu e ministra aulas de dança em academias e workshops de stiletto. O seu trabalho em parceria com a bailarina Ana Molina já foi apresentado diversas vezes nos palcos do Festival de Dança de Joinville, o maior da América Latina.

Gabriela Sarmento é formada em licenciatura em música com especialização em metodologia no Ensino das Artes e pós-graduanda em educação musical, Gabriela integrou dois grupos de música antiga (medieval e renascentista) e ensembles vocais. Conheceu a dança flamenca em 2013 com o grupo Flamenco de Juerga, do qual fez parte até 2015 quando o grupo chegou ao fim. Atualmente reside em Curitiba, e trabalha como analista em educação musical.

Saiba Mais
O workshop de ballet clássico é voltado para alunos com idade a partir de 10 anos.
O workshop de stiletto é voltado para alunos com idade a partir de 16 anos e que tenham noção de jazz e hip-hop.

Para mais informações, ligue para (44) 3902-1128.

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto