2º Fórum de Cultura


  

O 2º Fórum de Cultura de Paranavaí começa hoje, quinta-feira, às 15h, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e prossegue até domingo. O evento que terá duração de quatro dias vai oferecer a população palestras, espetáculos e debates. A entrada é gratuita.

Veja também: 2° Fórum de Cultura de Paranavaí

O início do Fórum de Cultura, às 15h, será marcado por uma discussão sobre o Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) e os objetivos da Fundação Cultural em curto e longo prazo. Às 19h, haverá algumas apresentações artísticas e, então, às 20h a abertura oficial com o grupo Kotobuki Taiko. Às 20h30, o deputado federal Angelo Vanhoni (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, iniciará a palestra “A Cultura no Brasil”.

Amanhã, sexta-feira, às 10h, será lançado o projeto “Leitura no Itinerário da Viação Cidade Paranavaí” – uma parceria entre Fundação Cultural, Serviço Social do Comércio (Sesc), Rotary Club Paranavaí Entre Rios e Viação Cidade Paranavaí. O projeto viabiliza livros no transporte coletivo. Em seguida, a Orquestra de Sopros Paranavaí fará uma curta apresentação.

Às 16h, haverá encontro do projeto “Conversa Entre Amigos” com o escritor Domingos Pellegrini, autor do livro “Terra Vermelha”, e o deputado federal Marcelo Almeida, da Frente Parlamentar Mista da Leitura no Congresso Nacional. Pellegrini fará leitura dramática de um fragmento da obra. Às 20h, os professores José Carlos Alcântara e Saul Bogoni darão início a palestra “Paranavaí. Sua História”.

No sábado, às 8h, serão fixadas novas placas de poesia como parte do projeto “Paranavaí Cidade-Poesia. Às 8h30, o palestrante Luiz Gonzaga de Carvalho dará a palestra “A cultura grega e a cultura judaico-cristã: a história de suas convergências e o atual posicionamento ocidental”. Às 10h15, a antropóloga Selma Baptista vai falar sobre culturas populares e globalização: as culturas do popular e suas interfaces.

Às 14h, os grupos de trabalho criados no 1º Fórum de Cultura vão se reunir e definir novas metas para 2011, sob coordenação de Selma Baptista. As propostas serão apresentadas ao público às 16h15. Às 20h, a Cia. Sou Arte, de Campo Mourão, vai apresentar o espetáculo “O Cotidiano”. Já no domingo, o grupo de teatro curitibano Antropofocus vai encenar a peça “Pequenas Caquinhas” às 16h e às 20h. A entrada é um quilo de alimento não-perecível.

O 2º Fórum de Cultura é uma iniciativa da Fundação Cultural em parceria com Academia de Letras e Artes de Paranavaí, Conselho para o Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie), Secretaria Municipal de Comunicação Social, Secretaria Municipal de Educação, Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Paranaense (Unipar), Unimed, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Tooling Equipamentos Ópticos. (Por David Arioch, da Fundação Cultural).

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto