Fórum aponta oportunidades do comércio eletrônico


  

“A internet e o comércio eletrônico representam uma enorme oportunidade e, por isso, é hora de arregaçar as mangas para mergulhar nesse universo.” A afirmação é do especialista e editor do site www.e-commerce.org.br, Dailton Felipini, que ministrará a palestra “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet”, no próximo dia 20 de julho, no auditório do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, em Paranavaí.

Veja também: Fórum discute tendências do varejo

A palestra é uma das atrações da programação do Fórum Varejo em Revolução, evento que soma palestras e workshops com temas relevantes para empresários e colaboradores do setor varejista. A iniciativa, que acontece de 19 a 22 de julho, é uma realização do Sebrae/PR e Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), em parceria com Sistema Fecomércio/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Prefeitura Municipal.

De acordo com Dailton Felipini, a palavra que resume o conteúdo da palestra “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” é oportunidade. A internet, na sua avaliação, representa uma verdadeira revolução que impacta nos aspectos social, cultural e econômico. “Ainda estamos num processo de transformação e, por desconhecimento, é natural que muitos empresários tenham receio. Na palestra, vou apresentar as oportunidades e os fatores críticos para obter sucesso em um empreendimento na internet”, ressalta o palestrante.

Números do segmento do e-commerce no Brasil, citados por Dailton Felipini, apontam que, nos últimos dez anos, a média do crescimento anual do segmento foi de 35%. A previsão é fechar 2011 com 30 milhões de e-consumidores e cerca de R$ 20 bilhões de faturamento. “Os dados demonstram de forma cabal que o e-commerce veio para ficar e, na palestra, os empresários vão conhecer os fatores que impulsionam o estupendo crescimento”, enfatiza.

O especialista também afirma que micro e pequenas empresas de cidades do interior também devem aproveitar o comércio eletrônico como oportunidade, porque as lojas virtuais “quebram” fronteiras, abrindo as “portas” para consumidores de todo o Brasil e, caso queira, em todo o mundo. “Se atender o cliente com eficácia, o empresário tem um negócio vencedor, porque o público-alvo estará a apenas um clique da empresa”, explica Dailton Felipini.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Paranavaí, Wendell Gussoni, o comércio eletrônico não é mais um diferencial, mas uma exigência de mercado para atender consumidores cada vez mais exigentes e ligados na internet, sobretudo a Geração Y (que engloba os nascidos depois de 1980). “As micro e pequenas empresas não podem ficar de fora desse processo. Por isso, eventos como o Varejo em Revolução são importantes, para discutir tendências e novidades no varejo.”

Currículo
Dailton Filipini é mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP) e já trabalhou na IBM em Nova York. O especialista começou a pesquisar o e-commerce com fins acadêmicos em 2011 e, atualmente, a internet é o foco de sua atuação profissional.

Consultor, editor do site www.ecommerce.org.br e fundador da Editora Lebooks (editora virtual que produz e vende livros digitais), Dailton Filipini também acumula a autoria de três livros publicados sobre e-commerce e o quarto, sobre compras coletivas, deve chegar em breve às livrarias.

Programação
Para analisar e discutir as tendências de mercado do comércio, o Varejo em Revolução oferece cinco palestras e três workshops, em Paranavaí. Além do tema “E-commerce: Como Vender com Sucesso pela Internet” (20 de julho, depois da palestra “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio”), o evento vai abordar: “Marketing Sensorial: Explorando os Sentidos e as Emoções do Consumidor” (19 de julho, às 19h30, com Heloisa Omine); “Cenários e Tendências para o Setor do Comércio” (20 de julho, às 19h30, com Osmar Dalquano Junior); “O Comportamento do Consumidor do Varejo” (21 de julho, às 19h30, com Galileu Limonta Maia e Francisco Giovanni David Vieira); e “Usando Tecnologia no Varejo para Vender Mais e Melhor” (21 de julho, depois da palestra “O Comportamento do Consumidor no Varejo”, com Dagoberto Hajjar).

Já os workshops, que começam a partir do segundo dia de Fórum, das 9 às 11 horas, serão realizados no escritório do Sebrae/PR. A ação consiste em consultorias coletivas que discutirão e aprofundarão o tema da palestra da noite anterior.

Mais informações sobre a programação e inscrições devem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, nº 935, Jardim São Cristóvão, telefone (44) 3423-2865; ou na ACIAP, no (44) 3421-5400.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto