Programa do Sebrae, em parceria com universidades, oferece atendimento empresarial


  

A solução que surge na porta do empreendedor quando ele mais precisa. Esta é a principal característica do Programa Negócio a Negócio, do Sebrae/PR em Paranavaí, que ajuda a solucionar as dificuldades financeiras e de gestão das empresas. O serviço é totalmente gratuito e oferece orientações de gestão empresarial para as microempresas e microempreendedores individuais, por meio de visitas de estudantes universitários da Fatecie credenciados do Sebrae/PR.

Diferente dos demais programas da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas melhorias em aspectos de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização para empresas dos segmentos de indústria, comércio e serviços. Com duas visitas de uma hora e um intervalo máximo de 15 dias entre elas – uma para a realização de um diagnóstico da atuação da empresa e outra para a devolutiva e elaboração de um plano de ação –, o Negócio a Negócio busca alcançar os empresários que trabalham com estrutura enxuta de trabalho e que, por esse motivo, não conseguem se deslocar para buscar o atendimento do Sebrae/PR.

Pelo segundo ano consecutivo, o Negócio a Negócio conta com o apoio dos acadêmicos universitários que se tornaram Agentes de Orientação Empresarial (AOE) após passarem por uma capacitação oferecida pelo Sebrae/PR. De acordo com o consultor Weliton Perdomo, somente em 2015, o Programa fez 480 atendimentos em Paranavaí. “É fundamental que o empresário tenha o apoio de uma equipe especializada, especialmente em momentos de dificuldades financeiras em que soluções estratégicas podem encaminhar a empresa ao sucesso”, afirma o consultor.

Os empreendedores dos mais diversos segmentos da indústria, comércio e serviços recebem atendimento, de forma gratuita, enquanto os estudantes passam a conviver, na prática, com os desafios do mercado. “É um ciclo de conhecimento, em que ganha o empresário e ganha o estudante. Além do treinamento e da metodologia aplicada pelo Sebrae/PR, o serviço confere mais credibilidade com a supervisão de tutores, que acompanham os estudantes”, diz Weliton Perdomo.

Um dos acadêmicos participantes da iniciativa é Bruno Bertuol, que está no quarto ano de administração é participa pelo segundo ano consecutivo do Negócio a Negócio. Para Bruno, o programa garantiu novas experiências e conhecimentos específicos para impulsionar sua carreira. “Tenho me tornado um profissional mais seguro e mais completo para identificar os problemas na gestão das empresas e identificar soluções, que em geral são mais necessitadas na área de finanças. Sinto que terei uma formação ainda mais completa com o programa”, garante o universitário.

O professor da Fatecie e tutor dos acadêmicos, Rodrigo Gualassi frisa que uma das maiores vantagens do programa, visto pelo olhar universitário, é a aplicação prática que os estudantes conseguem ter do que é aprendido em sala de aula. “Temos percebido que o empresário sofre na administração de sua empresa muitas vezes por falta de conhecimento. Os estudantes trazem estas novas informações e amadurecem juntamente com os empreendimentos, crescendo a qualidade do universitário e dos empresários”, acredita o professor.

O Programa
Totalmente gratuito, o programa oferece orientações de gestão empresarial, por meio de visitas de agentes credenciados do Sebrae/PR. Diferente das consultorias da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas, melhorias rápidas nas áreas de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização. Em seus cinco anos de atividade, o programa Negócio a Negócio coleciona mais de 190 mil histórias de transformação da história de microempreendedores individuais e empresários de microempresas, nos 399 municípios paranaenses. Somente em 2015, foram mais de 36 mil atendimentos em todo o Estado. Informações sobre o Programa podem ser obtidas no escritório da entidade, pelo telefone (44) 3424-5550.

Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae






Design by Gustavo Picoloto