José de Alencar homenageia médico nascido em Paranavaí


  

O vice-presidente da República, José Alencar, homenageou hoje (28/08) o oncologista Paulo Marcelo Gehm Hoff, responsável por seu tratamento contra o câncer. O especialista recebeu, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, título de Cidadão Honorário de Brasília.

De acordo com o site Terra Notícias, a homenagem a Paulo Hoff foi uma iniciativa da deputada licenciada Eliana Pedrosa e a sessão solene foi solicitada pelo deputado Geraldo Naves (DEM). Nascido em 1968, em Paranavaí, Hoff mudou-se para o Rio Grande do Sul logo após a morte de seu avô paterno, causada por um câncer de pâncreas.

Ainda de acordo com o Terra Notícias, no início dos anos 80, sua família se mudou para Brasília, onde Hoff cursou o último ano do ensino médio. Em 1985, aos 16 anos, optou por cursar Medicina na Universidade de Brasília (UnB) após ter sido aprovado em cinco vestibulares.

No sexto ano da faculdade, ganhou bolsa para estudar na Universidade de Miami, e de lá saiu direto para o M. D. Anderson, em Houston, no Texas, o principal hospital para tratamento e pesquisas em câncer do Ocidente. Lá, Hoff se tornou professor e médico titular, fato considerado raro para estrangeiros, e escreveu mais de 40 artigos originais e 25 capítulos sobre o câncer, incluindo dois do livro Principles and practice of oncology, apontada como a Bíblia dos oncologistas.

Após isso, em 2001, coordenou o Núcleo de Estudos Clínicos em Câncer (NECC) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em 2003 foi vice-chefe do Departamento de Oncologia e Coordenador de Pesquisa Clínica em Houston e, em 2008, assumiu o cargo de Diretor Clínico da Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo "Otávio Frias de Oliveira" quando a instituição se transformou num centro de referência no tratamento do câncer.

Com informações do Terra Notícias






Design by Gustavo Picoloto