Vendas no comércio do Paraná aumentam 7,4%, aponta IBGE


  

As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 7,4% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos doze meses, as vendas cresceram 4,6%, mesmo índice registrado nos primeiros nove meses do ano.

O setor que registrou maior crescimento foi o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com taxa de 34,4% em relação a outubro de 2008. Os índices para o setor ficaram em 65,3% no acumulado do ano e 70% nos últimos doze meses.

As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 7,4% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado
As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 7,4% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado

Em seguida estão os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que registraram aumento de 32,5% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2008. Desde janeiro deste ano, o setor registrou aumento de 22,4% e, nos últimos doze meses, 21,5%.

A pesquisa do IBGE mostrou que as vendas também cresceram nos setores de artigos de uso pessoal e doméstico (10,6%), tecidos, vestuário e calçados (6,9%), supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,1%), móveis e eletrodomésticos (2,9%) e combustíveis e lubrificantes (0,8%).

Apenas o setor de livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda, de 3,8%, na comparação com outubro de 2008. Porém, desde janeiro, houve aumento de 12,5% nas vendas, e de 13% nos últimos doze meses.

Brasil – Em outubro, o comércio varejista nacional apresentou crescimento de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2008. No acumulado do ano, o índice ficou em 5,1% e, nos últimos doze meses, 5%.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto