Caged: Paranavaí fica em 2º no Paraná e 3º no sul do Brasil em geração de empregos


  

Paranavaí já é o 2º município no ranking do Estado e o 3º no sul do Brasil com maior número de postos de trabalho criados no mês de julho. A cidade, que teve 1466 contratações contra 991 demissões – um saldo positivo de 475 empregos –, saiu novamente na frente de centros de igual ou maior porte no Estado como Curitiba (saldo negativo de 676), Maringá (saldo positivo de 43), Cascavel (saldo positivo de 284), Campo Mourão (saldo positivo de 14), Cianorte (saldo positivo de 132) e Umuarama (saldo positivo de 130).

No Estado, Paranavaí ficou atrás apenas de Londrina, que apresentou saldo positivo de 481 vagas de emprego com carteira assinada (seis a mais que Paranavaí). No sul do Brasil, perdeu por apenas 4 pontos da cidade de São José-SC, que apresentou um saldo positivo de 479 novos postos de trabalho.

“Saímos na frente de todas as cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo, cujo município que teve maior saldo foi Alvorada, com 302 novos empregos. Estes números são influenciados diretamente pelo excelente trabalho em parceria que vem sendo desenvolvido do setor privado com o setor público. A transformação que a administração municipal tem feito na cidade, com investimentos bem orquestrados nas áreas de infraestrutura, habitação, educação, tem refletido positivamente para este crescimento na geração de empregos, atraindo novos investimentos para a cidade. E no setor privado, vemos que todas as indústrias de cidade estão investindo, dobrando a capacidade de produção, dobrando o número de vagas de emprego. Isso, graças às condições favoráveis que o município vive na economia”, avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

Os setores de Paranavaí que mais contribuíram para que este saldo fosse positivo em julho foram a Agropecuária e Agricultura, com 304 postos de trabalho, e a Indústria de Transformação, com 103 postos. No Paraná, por outro lado, a Indústria de Transformação foi a que teve maior queda na geração de empregos, com saldo negativo de 2.004 postos de trabalho.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, “o resultado deste mês é fruto do excelente trabalho que as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico vêm desenvolvendo junto aos setores de agropecuária e indústria. Os números mostram que a economia de Paranavaí está em um bom momento, principalmente com a produção agrícola aquecida, que na nossa região é a base da economia”, destacou.
Outros números – Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam ainda que Paranavaí teve um aumento de 2,32% no total de pessoas empregadas com carteira assinada – que hoje já chegam a 20.436 trabalhadores –, enquanto que o estado do Paraná teve crescimento de 0,10%.

Em comparação ao mês de julho de 2013, o aumento na geração de empregos foi de 8%. Já em relação ao mês de junho deste ano, o crescimento foi de 271%.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto