Paranavaí é a 2ª cidade que mais gera empregos no Estado


  

227 novos postos de trabalho criados e 2º lugar no ranking do Estado entre as cidades que mais geraram empregos no mês de julho. Seis meses seguidos com saldo positivo. Paranavaí só tem motivos para comemorar o bom desempenho depois da divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No mês de julho, Paranavaí registrou 783 admissões com carteira assinada e 556 demissões. No ranking do mês para o Estado, o município ficou atrás apenas de Maringá (saldo de +238), com apenas 9 postos de emprego a menos. No acumulado dos primeiros sete meses do ano, o município tem saldo positivo de 757 novos postos de trabalho (5.267 admissões contra 4.510 demissões).

Veja também: Paraná abriu 24 mil vagas de emprego em sete meses

Em Paranavaí, o setor que mais gerou empregos no mês de julho foi a construção civil, com 136 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem a indústria de transformação e a agropecuária, com 40 novos postos de trabalho cada. O comércio registrou saldo positivo de 16 novos empregos.

“O resultado demonstra que a economia está voltando a crescer na cidade, com o aquecimento do setor de construção civil. Isso significa que há pessoas construindo, investindo. O comércio também já demonstra uma boa retomada com o crescimento no número de contratações com carteira assinada. Isso é sinal de que a população vem comprando mais no comércio da cidade e os empresários viram a necessidade de contratar mais para atender a demanda”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues.

Com as contratações, o município ficou com saldo bem melhor que o de cidades do mesmo porte ou maiores, como Londrina (saldo de +173), Cascavel (+137), Campo Mourão (+61), Umuarama (+14), Toledo (+12), Cianorte (-11), Foz do Iguaçu (-17), Ponta Grossa (-22), Paranaguá (-33) e a capital Curitiba, que teve o segundo pior saldo negativo do Estado (-388).

Situação no país e no Estado – O Paraná voltou a ficar com saldo positivo na criação de novas vagas de emprego em julho. Segundo dados do Caged, o Estado criou 959 novas vagas de trabalho. Foram 86.847 contratações com carteira assinado contra 85.888 desligamentos. Já no País, o Caged mostra que, pelo quarto mês seguido houve mais contratações que demissões, com saldo positivo de 35,9 mil vagas. Segundo o Ministério do Trabalho, são empregos que não decorrem de uma sazonalidade e têm muito a ver com o poder de compra do consumidor. Neste sentido, a liberação para saque do saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) contribuiu com o resultado positivo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto