Paranavaí fecha fevereiro com saldo positivo na geração de empregos


  

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (16/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram Paranavaí como uma das cidades do Estado que está conseguindo driblar a crise e voltar a ter um bom desempenho na geração de empregos. Depois de sete meses de saldo negativo no Caged, o município fechou o mês de fevereiro com saldo positivo (contratou mais do que demitiu), gerando 63 novos postos de trabalho.

O município, que vinha obtendo saldos negativos em consequência da recessão econômica, começa a demonstrar uma melhora significativa. Em fevereiro foram 734 admissões com carteira assinada e 671 demissões. “Nossa expectativa é de que o quadro se estabilize cada vez mais, apesar das incertezas no campo econômico”, comenta a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu.

Em Paranavaí, os setores que mais contrataram foram o de Serviços (+38 vagas) e o Comércio (+29 vagas). Com essas contratações o município passa para o 29° lugar no ranking do Paraná, ficando à frente de cidades do mesmo porte ou maiores, como Umuarama (saldo de -17), Cianorte (saldo de 59), São José dos Pinhais (saldo de -16) e Campo Mourão (saldo de -60).

Considerando o percentual de crescimento em relação ao mês de janeiro, Paranavaí também fica a frente de grandes centros do Estado. O município registrou 0,31% de crescimento na geração de empregos, enquanto a capital Curitiba registrou 0,10%, Foz do Iguaçu 0,16% e Maringá 0,23%.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Emanuel Rodrigues, "o cenário é de muita cautela, apesar de existir uma expectativa de melhoras, não só por parte dos empresários, mas também pelos números que demonstram que a economia está reagindo. Com isso, a possibilidade de retomada do crescimento econômico é visível e uma forma de vermos esse crescimento é o surgimento de novos postos de trabalho. Em Paranavaí essa retomada comercial já é notada pelo número de novos postos trabalho com carteira assinada. O município tem uma economia diversificada, que faz com que sintamos de forma menos agressiva a crise. Com esse aumento de trabalhos formais, a nossa economia vai dar um salto muito grande, pois é mais dinheiro girando aqui", considera.

Situação no país e no Estado – A economia brasileira voltou a gerar empregos com carteira assinada em fevereiro. No mês passado, as contratações superaram as demissões em 35.612 vagas, saldo resultado de 1.250.831 admissões contra 1.215.219 demissões. Foi a primeira vez em 22 meses que o país registrou maior número de abertura de postos de trabalho. No acumulado do primeiro bimestre de 2017, porém o país registra fechamento de 5.475 postos de trabalho.

Antes de fevereiro, o último mês em que houve mais contratações do que demissões foi março de 2015, quando foram criados 19,2 mil postos de trabalho. De lá para cá, o desemprego só cresceu no Brasil e atingiu 12,9 milhões de pessoas em janeiro de 2017, o maior valor da série histórica do IBGE.

A geração de empregos com carteira assinada em fevereiro também representou o melhor resultado para este mês desde 2014, quando as contratações superaram as demissões em 260.823 vagas. Ou seja, este foi o melhor mês de fevereiro em três anos no Brasil.

O Paraná também registrou saldo positivo no mês passado. Foram 9.962 novos postos de trabalho, considerando as 100.961 admissões contra 90.999 demissões.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto