Estadual

Horário de verão promove economia, mas usuário precisa colaborar

A 43ª edição do horário de verão brasileiro começou neste final de semana: à zero hora de domingo foi necessário adiantar os relógios em uma hora. A medida é adotada em dez estados e no Distrito Federal, com o objetivo de contribuir para a redução dos níveis máximos de demanda no sistema elétrico nacional. Com a alteração, que vale até 18 de fevereiro de 2018, a Copel espera conseguir um alívio da ordem de 4,5% no consumo simultâneo de energia elétrica, na faixa das 18h às 21h.

Defesa Civil vai disparar alertas por SMS a todos os municípios

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil irá enviar a partir desta segunda-feira (16/10) alertas de eventos meteorológicos severos por mensagens de texto (SMS) a todos os 399 municípios paranaenses. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e começou a funcionar em junho, como projeto-piloto, em cinco municípios do Estado. O serviço estará disponível a todo o território nacional até março de 2018, iniciando pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Regiões de Cascavel, Paranavaí e Londrina lideram emprego

O Interior do Paraná foi destaque na retomada da geração de empregos no Estado. Somente as regiões de Cascavel, Paranavaí e Londrina geraram, juntas, mais de 10 mil postos de trabalho de janeiro a agosto de 2017. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, contabiliza a diferença entre admissões e demissões.

Governo autoriza início da obra na Estrada Beira-Rio

O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira (6/10) a ordem de serviço para início da pavimentação da Estrada Beira-Rio (PR-691), entre o município de Porto Rico e o Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado. A obra beneficiará cerca de 45 mil pessoas da região.

Paraná mantém a menor tributação do País para pequenas empresas

As micro e pequenas empresas do Paraná que estão enquadradas no Simples Nacional continuarão a ter, a partir de 2018, a menor tributação do país. Por imposição de legislação federal, o Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei para adequar as quantidades e os intervalos das faixas de tributação e instituir alíquotas progressivas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida, porém, garante a isenção para as empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.

Paraná e Mato Grosso do Sul discutem ligação por ferrovia

A construção de um novo traçado ferroviário que ligue o Paraná e Mato Grosso Sul foi tema de reunião nesta terça-feira (27/9), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O governador Beto Richa recebeu a comitiva do estado vizinho, liderada pela prefeita de Dourados, Délia Godoy Razuk, para discutir o projeto do ramal, que ampliaria o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste pelo Porto de Paranaguá.

Lei regulamenta a venda de cerveja nos estádios de futebol

O governador Beto Richa sancionou, nesta segunda-feira (25/9), a lei que regulamenta a venda de cerveja e chope nos estádios durante jogos de futebol. A assinatura foi acompanhada pelos dirigentes de vários clubes profissionais do estado, que deverão determinar pontos fixos para a comercialização das bebidas, que só poderá ser servida em copos plásticos descartáveis.

Com influência de La Niña primavera deve trazer chuvas

A primavera começou às 17h02 desta sexta-feira (22/9) e termina às 13h28 de 21 de dezembro. Segundo a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será estável, sem chuvas, com temperaturas altas em todas as regiões do Estado. A umidade relativa do ar fica baixa, sobretudo na metade norte do Estado. Deve chover sábado no Oeste, Sudoeste, Litoral e na Capital.

Paraná lidera produção industrial no País, mostra IBGE

A indústria do Paraná fechou os primeiros sete meses do ano com crescimento de 3,9% na produção na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o maior avanço do País, à frente de Santa Catarina (3,5%) e Espírito Santo (3,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (6/9).

Paraná tem o menor número de homicídios dos últimos dez anos

O Paraná registrou nos primeiros seis meses de 2017 o menor número de homicídio dos últimos dez anos para o período, com 1.041 casos. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública, que iniciou o levantamento em 2007.

Desde o início do trabalho estatístico, o menor número registrado era o de 2015, com 1.222 casos. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 1.268 mortes, a queda foi de 17,9%, o que representa 227 assassinatos a menos.


Design by Gustavo Picoloto