Casa do Artesão será uma grande escola e centro de divulgação dos talentos de Paranavaí


  

“Uma grande escola e centro de divulgação dos talentos de Paranavaí”. Assim o prefeito Rogério Lorenzetti definiu a Casa do Artesão Domingos Tortorelli, inaugurada na tarde desta sexta-feira (2/8) durante solenidade prestigiada por um grande número de lideranças locais e autoridades civis e militares.

“Embora modesta, esta obra será de grande importância para o artesanato local, que é um segmento muito importante para a nossa cidade. Aqui ficarão peças que representarão uma parte da história do nosso município, além de ser um local que prestará uma homenagem para um cidadão que, com seu talento, conseguiu dar destaque a Paranavaí”, declarou o prefeito.

A Casa do Artesão representa um investimento de aproximadamente R$ 224 mil e foi construída com recursos do Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar do deputado federal Odílio Balbinotti, que esteve presente na solenidade. O parlamentar parabenizou Lorenzetti pela inauguração da obra e se colocou a disposição para continuar trabalhando pelos municípios do Noroeste do Paraná pleiteando recursos junto ao Governo Federal.

Quem também esteve presente na cerimônia de inauguração foi o Chefe de Relações Institucionais da Vice-presidência da República, Rodrigo Rocha Loures. Para ele, a obra é um exemplo de respeito e bom uso do dinheiro público. “Pelo o que pude ver a verba foi muito bem utilizada e nesse ponto as autoridades estão de parabéns. [...] Esta obra vai servir para reunir os artesãos, incrementar a sua fonte de renda e fazer com que as cores, formas e ideias da nossa gente possam ser levadas para vários cantos do mundo”, sublinhou Rocha Loures.

Na Casa do Artesão, os profissionais deste segmento poderão aprimorar seu trabalho, expor e colocar suas mercadorias à venda, realizar oficinas e cursos de capacitação, realizar feiras anuais para aproximação de fornecedores de matéria prima, além de promover a valorização dos artesãos e do artesanato de Paranavaí, ligados diretamente à história da cidade.

Segundo a secretária de Turismo e Relações Internacionais, Sony Zerbato Felippe, a ideia é estabelecer parceiras com entidades locais para promover a qualificação dos profissionais e, assim, agregar valor aos produtos e renda aos artesãos. “O artesanato tem a capacidade de contar a história de uma cidade e aqui [na Casa do Artesão] nós vamos vender peças que vão eternizar a nossa história”, destacou a secretária.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Mohamad Smaili, falou em nome da Casa e parabenizou a administração municipal pela escolha do nome de Domingos Tortorelli para a obra. “O artesanato é uma obra de arte feita com amor e que garante o sustento de muitos famílias. Tenho certeza que essa obra vai ser de grande serventia no sentido de fazer prosperar esse segmento”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a participação da primeira dama do município, Cristina Lorenzetti, do vereador Antônio Alves, do ex-prefeito José Augusto Felippe, do coordenador da Casa do Artesão, Jesus Soares, secretários e servidores municipais, além de familiares do homenageado.

O homenageado - Filho de imigrantes italianos, Domingos Tortorelli nasceu em 21 de abril de 1923, na cidade de Cedral/SP. Aos 12 anos aprendeu o ofício de telegrafista e trabalhou na Companhia Araraquarense de Estradas de Ferro no Estado de São Paulo, época em que teve o primeiro contato com a música e o violino, instrumento que passaria a ser a grande paixão de sua vida. Além de ter sido um renomado fabricante artesanal do instrumento, Tortorelli também ministrava aulas de violino para dezenas de alunos. O artista faleceu com 86 anos em 06 de fevereiro de 2010, em Paranavaí.

O neto do luthier, Bruno Tortorelli Winche, falou em nome da família e agradeceu as autoridades pela homenagem. “A nossa família se sente muito feliz e lisonjeada com a homenagem por se tratar de uma obra ligada ao seu ofício. Além da sua criatividade, meu avô colocava amor em suas peças e essa Casa vai incentivar mais pessoas que, assim como ele, amam o artesanato”, observou o neto.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto