Comud unirá Poder Público e Sociedade Civil para trabalhar o enfrentamento às drogas em Paranavaí


  

O prefeito municipal Rogério Lorenzetti encaminhou nesta quinta-feira (23/5) à Câmara Municipal o projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comud) e outro que cria o Fundo Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Veja também: Município toma iniciativas para ampliar ações nas áreas da segurança e combate às drogas

O conselho estará articulado com todos os órgãos federais, estaduais e municipais que compõem o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), de forma a unir forças para o enfrentamento da questão. Desta forma, o município estará organizando seus esforços e iniciativas, visando beneficiar toda comunidade por meio do desenvolvimento das ações referentes à prevenção do uso indevido de drogas, bem como daquelas relacionadas com o tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes.

O projeto foi entregue em mãos ao presidente da Câmara Municipal, vereador Mohamed Smaili, durante solenidade realiza no gabinete municipal e que contou com a presença de representantes do Ministério Público, Receita Federal, da vereadora Zenaide Borges, do delegado chefe da 8º SDP, Osmir Ferreira Neves Junior, acompanhado de delegados adjuntos, secretários e servidores municipais e membros da sociedade civil.

Para Dante Ramos Junior, representante da sociedade civil, a sanção da lei será fundamental para que sociedade e Poder Público possam unir forças para combater um problema que assola toda a comunidade. “Para isso, precisamos nos preparar com estratégias e trabalhar a sociedade para a prevenção, que é sem dúvida o ponto mais importante quando falamos em combate às drogas. [...] Paranavaí tem uma das melhores condições para fazer um bom trabalho nessa área, por contar com tantas situações favoráveis e uma rede de assistência social efetiva e que funciona”, apontou o cartorário.

A discussão sobre a reestruturação de um conselho que pudesse debater e articular as políticas públicas antidrogas teve início com a iniciativa da Promotora de Saúde Pública, Suzy Mara de Oliveira, que há exatamente um ano convocou uma reunião com membros do Poder Público e entidades civis para debater o assunto.

“Ao dar início a essa discussão, em 2012, eu vi que havia um anseio muito grande da comunidade para acabar com o problema das drogas na cidade. A droga é um problema sério, que desestrutura uma família e consequentemente toda a sociedade. O Conselho será a forma que a sociedade tem de se inserir no assunto e se aliar com o Poder Público”, observou a promotora.

Para o prefeito, a questão das drogas não pode ser vista apenas como um problema policial, e sim como um problema social e de saúde pública. “Não é só um problema de ordem policial, precisamos ajustar as famílias. Temos que mostrar, com repressão, que não vale a pena correr o risco, e dar suporte para que as famílias possam orientar e dialogar com seus filhos. O núcleo familiar é o local mais seguro que uma pessoa tem, e quando isso se desestrutura, a criança e adolescente perdem o chão, e é onde muitas vezes ficam expostos às drogas”, destacou Lorenzetti.

O presidente da Câmara Municipal também divide a mesma opinião. Para Mohamed, as crianças estão entrando cada vez mais cedo no mundo das drogas, motivo que justifica a necessidade de ações voltadas cada vez mais para a prevenção. “Não é só exigir o policiamento, precisamos também pensar na prevenção. O município tem criado políticas assistenciais interessantes e a Câmara também quer colaborar para que possamos ter uma cidade menos contaminada pelas drogas”, afirmou.

Sancionada lei que institui o Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Paranavaí

No mesmo ato em que encaminhou à Câmara o projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Comud), nesta quinta-feira (23), o prefeito Rogério Lorenzetti sancionou o projeto de lei que institui, em Paranavaí, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

O órgão irá articular e coordenar as ações de prevenção e repressão da violência e da criminalidade e monitorar as ações de segurança pública no município. Juntas, as duas iniciativas do Poder Executivo deverão ampliar e otimizar as ações já existentes nas áreas da segurança pública e combate às drogas em Paranavaí.

O GGI-M será presidido pelo prefeito municipal, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Proteção a Vida, Patrimônio Público e Trânsito, e terá como Secretário Executivo o diretor de Desenvolvimento Comunitário da secretaria Municipal de Assistência Social, Lucas Barone. A intenção do chefe do Executivo é que as ações da área da segurança tenham um forte viés social, motivo que justifica a escolha de um técnico dessa área.

“O Gabinete é uma instituição nacional, não estou inventando nada novo, apenas estou me antecipando ao que vai acontecer com outras cidades. Com ele, vamos combater esse problema de forma conjunta. Para isso, precisamos de uma ação efetiva nessa área e da participação de todos: agentes públicos e sociedade civil. [...] Não podemos nos acovardar e deixar que o mal vença. De nossa parte, estamos empenhados nas soluções e vamos adotar ações efetivas no sentido de melhorar esse problema histórico”, declarou Lorenzetti.

Farão parte do GGI-M representantes dos seguintes órgãos: secretarias municipais de Governo, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Saúde, Educação, Assistência Social, Guarda Municipal, Diretoria de Trânsito (Ditran), 8° Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto