Dinheiro gasto com vandalismo seria suficiente para construir um posto de saúde por ano


  

Um levantamento realizado recentemente pela Prefeitura Municipal de Paranavaí revelou que a cidade gasta, por ano, cerca de R$ 500 mil para consertar ou substituir equipamentos, objetos ou prédios públicos depredados por atos de vandalismo.
O dinheiro, segundo o mesmo levantamento, seria suficiente para pavimentar 10 quadras por ano ou recapear 15 quadras com alfalto CBUQ ou, ainda, construir um posto de saúde (UBS) por ano. No final de uma gestão (quatro anos), seriam 40 quadras asfaltadas ou 60 recapeadas ou, ainda, quatro novos postos de saúde.

Entre as maiores despesas do município com vandalismo estão apedrejamento de janelas e vidros, portas arrombadas, lixeiras, bancos, carteiras escolares e banheiros depredados, alambrados derrubados, placas de sinalização danificadas, e, ainda, roubos de fiação elétrica.

Só na quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Getúlio Vargas, inaugurada em agosto do ano passado, foram três roubos de fiação em apenas nove meses. Segundo a diretora, Vilma de Almeida, cada vez que a fiação tem que ser substituída, o prejuízo aos cofres municipais é de aproximadamente R$ 2 mil.

“A gente gasta muito durante o ano fazendo reposição de fiação e de outros objetos depredados, enquanto poderíamos comprar outras coisas em beneficio dos nossos alunos, como jogos para serem usados em sala de aula, mais computadores para laboratório, materiais didáticos e esportivos”, desabafa a diretora, que acredita no trabalho da Guarda Municipal para tentar reverter essa situação.

Guarda Municipal – O prefeito Rogério Lorenzetti também lamenta os casos de vandalismo ocorridos no município e acredita que a implantação da Guarda Municipal vai ajudar a coibir essas ações.

“Esses tipos de ações em que a população depreda e destrói algo que foi comprado com dinheiro de impostos, ou seja, com o seu próprio dinheiro, são lastimáveis. A nossa proposta com a criação da Guarda Municipal é justamente zelar pelos bens públicos, buscando evitar roubos e atos de vandalismo. É importante lembrar que a Guarda não irá fazer o papel das polícias militar ou civil, mas com certeza irá auxiliar as forças de segurança da cidade agindo em defesa da vida e do patrimônio público”, destaca Lorenzetti.

O concurso para a implantação da Guarda Municipal em Paranavaí concluiu, no último domingo (4/5), a sua quarta etapa, de cinco no total. Após a conclusão do processo de seleção, os candidatos selecionados passarão por um curso de formação com duração aproximada de 6 meses. A previsão é que a Guarda Municipal de Paranavaí comece a operar entre o final deste ano e início do próximo ano.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto