Ditran e PM intensificam blitz educativas para mototaxistas e motofretistas


  

Agentes da Ditran (Diretoria de Trânsito) e policiais militares realizaram, nesta quarta-feira (3/4), blitz educativas em vários pontos estratégicos da cidade para orientar mototaxistas e motofretistas quanto aos itens obrigatórios para adequação às novas exigências legais para a regulamentação dos serviços de transporte de pessoas e de cargas.

“Nossa maior preocupação é com a baixa procura pelo Curso Especial de Pilotagem. A partir desta semana, com a publicação do decreto que regulamenta os serviços em Paranavaí, os mototaxistas e motofretistas vão precisar ser cadastrados junto à Prefeitura como profissionais autônomos e as motos vão passar por vistorias semestrais. Ainda vamos dar um prazo de mais ou menos 40 dias para que todos possam passar pelo Curso Especial de Pilotagem, mas é preciso que os profissionais tenham em mente que, sem o curso, não vão sequer poder participar da licitação. A orientação é para que todos procurem se adequar o mais rápido possível”, explica o diretor de Trânsito da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Gilmar Lopes.

Com a nova regulamentação, o número de motociclistas credenciados para exercer as atividades em Paranavaí será limitado. Estima-se que hoje mais de 320 pessoas trabalhem com transporte de pessoas e de cargas na cidade. A nova regulamentação prevê que haja um mototaxista ou motofretista a cada 400 habitantes, o que vai diminuir o número de licenças para aproximadamente 215 em Paranavaí.

Diogo é motofretista de uma empresa e foi abordado na blitz sem colete e sem ter passado pelo Curso Especial de Pilotagem. “Esqueci o colete hoje, mas já procurei a auto escola para fazer o curso. Estou conversando com a empresa onde trabalho para agilizarmos tudo, porque usar os equipamentos obrigatórios e estar dentro da lei é importante. Trabalhar com tudo certo é melhor pra todos”, apontou.

Segundo Gabriel Luiz, gerente administrativo da Secretaria, a moto de Diogo já atende grande parte das exigências, como a presença do “mata cachorro”, do corta fio, faixas refletivas na caixa de transporte. “Ele precisa mesmo é passar o mais rápido possível pelo curso e adotar o uso do colete. Com a publicação do decreto, não podemos ser omissos com a cobrança dos itens obrigatórios. Vamos intensificar as blitz e nas próximas semanas não vamos mais deixar passar e vamos começar a autuar os profissionais que estiverem transitando irregulares”, frisou Gabriel.

Principais regras – Para exercer a profissão, os motociclistas precisam ter mais de 21 anos de idade, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A por no mínimo dois anos e não ter cumprido suspensão do direito de dirigir nos últimos 12 meses.

Com relação à motocicleta, elas devem ser envelopadas na cor laranja e conter antena corta-pipa e dispositivo de proteção de pernas e motor. O condutor também deve usar colete de proteção e capacete com viseira e óculos, ambos com faixas refletoras e apresentar a CNH com a indicação da realização do Curso Especial de Pilotagem com 30 horas de duração, sendo 25 horas de aulas teóricas e 5 horas de atividades práticas. No decorrer da adequação, as placas das motos também serão alteradas para placas vermelhas.

Para mais informações basta procurar a Ditran, que fica na Rua Paraíba, 1561. A Diretoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone é o 3902-1131.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto