Famílias do Conjunto Luiz Lorenzetti recebem 580 kits de limpeza


  

Todas as 580 famílias que moram no Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti (Jardim São Jorge), receberam nesta quinta e sexta-feira (16 e 17) kits de limpeza para utilizar em suas casas. A ação faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) que é desenvolvido junto aos moradores dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida.

Após uma palestra com uma bióloga, falando sobre a questão do manejo correto do lixo doméstico, cada uma das 580 famílias do Conjunto recebeu um kit contendo balde, lixeira plástica, vassouras, rodos, pás, panos de chão, sacos de lixo, sabão em pedra, sabão em pó, detergente, amaciante, esponja pra lavar louça e escova sanitária.

“No próximo atendimento, daqui um mês, serão entregues kits de higiene, com sabonetes, cremes dentais, escovas de dentes, fio dental, shampoo e condicionador. Em outra fase, cada família também vai receber 7 lâmpadas econômicas para instalar em suas casas e livros infantis para o incentivo à leitura”, frisa a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município, Pauline Machado de Oliveira.

“Nestes empreendimentos, 1,5% dos recursos das obras são destinados para a realização de trabalhos sociais com os moradores, antes e depois da ocupação dos imóveis. A etapa pré-contratual é executada pelo município, que faz reuniões com os moradores para explicar como funciona a seleção, o contrato, o que podem e não podem fazer com os imóveis. São todas as instruções antes da assinatura do contrato. Depois da entrega dos imóveis vem a etapa pós-contratual”, explica Pauline.

Depois da ocupação dos imóveis, uma empresa licitada pelo município fica responsável pelo desenvolvimento de várias ações sociais junto às famílias num período de 6 meses. “Nesta fase, é necessário que sejam trabalhados vários eixos, como a educação sanitária, educação ambiental, educação patrimonial, saúde e geração de trabalho e renda”, ressalta.

A empresa licitada trabalha com uma equipe principal com assistente social, psicólogo e pedagogo, e uma equipe complementar formada por um enfermeiro, que faz palestras sobre saúde, um biólogo, que trabalha a questão do lixo, e um administrador para falar sobre planejamento familiar.

Além das ações mensais, duas assistentes sociais estão fazendo semanalmente o Plantão Social, onde ouvem as principais demandas da população para repassar ao município e ajudam a resolver os conflitos de convivência dentro da comunidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto