Infra-Estrutura recuperou 463 mil metros de asfalto neste mês


  

Dando seqüência aos trabalhos de recuperação da malha viária de Paranavaí, a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura recuperou só neste mês 28, 2 quilômetros de asfalto, o que representa mais de 460 mil metros. Os serviços de tapa-buracos foram realizados em vários pontos da cidade, especialmente em avenidas de grande movimento e fluxo de veículos.

Paranavaí possui só de ruas e avenidas não-pavimentadas no perímetro urbano 230 quilômetros, sem contar os distritos. Já de estradas rurais são 600 quilômetros. Portanto, o município possui 830 quilômetros de vias sem pavimento.

Para dar conta de toda esta demanda, a Secretaria de Infra-Estrutura trabalha a partir de uma escala de prioridades. Neste mês, várias ruas e avenidas de grande movimento foram recuperadas pela equipe de tapa-buracos da Infra-Estrutura. Foram as avenidas: Tancredo Neves, Heitor Alencar Furtado, Martin Luther King, Rio Grande do Norte, Parigot de Souza, Sineval Fortes e Andrade Neves, além das Euclides da Cunha e Miljutin Cogeg. Nesta semana, uma das equipes de tapa-buracos está trabalhando no Jardim São Jorge, onde os serviços serão concluídos na próxima sexta-feira. A outra equipe, que trabalhou durante toda esta segunda-feira no Jardim Morumbi, deve concentrar os trabalhos na área central da cidade.

De acordo com Aparecido Vieira, secretário de Infra-Estrutura, paralelamente aos trabalhos de tapa-buracos há equipes de limpeza de bocas-de-lobo e galerias de água pluvial. Vieira relata que as equipes têm encontrado muitas bocas-de-lobo entupidas em função do acúmulo de lixo.

Colaboração dos moradores - Ele comenta que muitos moradores varrem para as bocas-de-lobo as folhas de Sibipiruna e pede a colaboração de todos para evitar este tipo de ocorrência principalmente para prevenir possíveis alagamentos durante o período de chuva.

Outro fato mencionado pelo secretário diz respeito aos roubos das tampas das bocas-de-lobo, o que deixa os locais abertos e propensos a acidentes. “Temos encontrado muitas tampas quebradas. Pedimos a colaboração de todos e quem presenciar este tipo de ação pode ligar na Infra-Estrutura”, afirma.

O período de estiagem tem colaborado para acelerar os trabalhos de roçadas. A equipe de limpeza, parques e jardins fez a limpeza neste mês de várias praças e canteiros centrais de avenidas. A Secretaria de Infra-Estrutura possui ainda duas motoniveladoras que estão sendo utilizadas para fazer o patrolamento das ruas não-pavimentadas.

De acordo com Vieira, todas as vias da Coloninha do Jardim São Jorge receberão o serviço. Já a equipe designada para a recuperação das estradas rurais está trabalhando atualmente na readequação do lote 4, estrada que fica na região do alto do Café. Neste trecho, além do patrolamento, a equipe está trabalhando na recuperação das caixas de contenção de água de chuva. O trecho é importante para o escoamento da produção agrícola e transporte de estudantes.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto