IPTU 2017 já pode ser pago com desconto de 20%


  

O imposto deve ser pago exclusivamente no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas

As agências dos Correios de Paranavaí iniciam hoje, dia 12 de dezembro, a entrega dos pouco mais de 46 mil boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2017. Do total, mais de 10 mil carnês são de imposto territorial (terrenos vazios sem edificação) e pouco mais de 36 mil são de imposto predial (com edificação).

A grande novidade é de que os boletos já podem ser pagos com um desconto maior do que o habitual, desta vez de 20%. A expectativa é de que muitos contribuintes aproveitem o 13º salário para quitar os valores ainda este ano.

Condições de pagamento, prazos e descontos do IPTU:
Em parcela única
- Até 10 de janeiro - 20% de desconto
- Até 10 de fevereiro - 10% de desconto
- Até 10 de março - 5% de desconto

Parcelamento
- Em 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro.

Revisão e isenção
- Pedidos de isenção - até 31 de maio
- Pedidos de revisão - até 10 de abril

Coleta de Lixo
- Pagamento à vista com 8% de desconto, até o dia 10 de janeiro
- Para pagamento sem desconto, a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em até 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água

O que fazer se não receber o boleto em casa?
Os contribuintes que não receberem o boleto em casa devem procurar a Prefeitura Municipal.

Já os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação) a partir desta segunda-feira (dia 12/12), mediante apresentação de documento pessoal.

Pagamento só nos bancos credenciados
A partir de agora os bancos precisam estar credenciados junto ao município para poderem receber tributos como o IPTU. Em Paranavaí, apenas as casas lotéricas e dois bancos – o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal – estão credenciados para receber os pagamentos, por isso o contribuinte deve procurar uma destas três opções para pagar seus boletos do IPTU 2017.

Reajuste
O reajuste dos tributos para o ano de 2017 foi fixado em 9,15%, um percentual menor do que o aplicado em 2016, que foi de 9,90%. O reajuste vale tanto para o IPTU, quanto para as taxas de coleta de lixo, combate de incêndio, conservação de vias e iluminação pública. O cálculo teve como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e acompanhou apenas a inflação.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto