Kotobuki Taikô busca patrocínio para representar Paranavaí em Campeonato Brasileiro


  

O ritmo forte que imita o comando de tropas rumo à batalha e os movimentos sincronizados do Taikô já são uma tradição em Paranavaí. Há pouco mais de 10 anos, a cidade é representada em vários campeonatos Brasil afora e também fora do país pelo Grupo Kotobuki Taikô. Mas, como o grupo sobrevive do empenho e esforço dos próprios tocadores e seus pais, agora eles enfrentam um novo desafio: conseguir patrocínio para poder representar Paranavaí no Campeonato Brasileiro de Taikô, que será realizado no dia 30 de julho no Estado de São Paulo.

“Precisamos levar 22 jovens, que vão concorrer na categoria Júnior, além de todos os instrumentos e equipamentos necessários para eles tocarem. Só o custo de transporte está em torno de R$ 6 mil. Além disso, ainda precisamos fazer a troca dos couros de alguns instrumentos, que já estão bem desgastados. É um grupo de muito potencial, que vem se destacando em muitas competições no país. Se eles vencerem, ganham passagens para participar do Campeonato Mundial, que será no Japão. Toda ajuda é bem-vinda, pois manter esse trabalho envolve muitos gastos, e eles realmente amam e valorizam a tradição, valorizam nossa cidade”, destaca Lúcia Hato, mãe de um dos tocadores do Kotobuki Taikô.

O Taikô representa uma Arte Milenar da Cultura do Japão, criada como meio de comunicação entre tribos e utilizada para animar celebrações religiosas da colheita de arroz, além de motivar as tropas rumo às batalhas. O Grupo Kotobuki Taikô de Paranavaí teve início em novembro de 2006, com o objetivo de perpetuar a cultura e a tradição japonesa, motivando jovens a conhecer os costumes do povo nipônico.

“O som contagiante do Taikô atrai jovens, descendentes ou não, a aprender esta arte milenar. Eles ensaiam muito, três vezes por semana, das 17h às 20h. É um trabalho que exige muita disciplina e dedicação. O Kotobuki Taikô é aberto para participação de pessoas de qualquer idade. Os integrantes mais antigos tentam ensinar os passos e a partitura de cada batida ou música para os recém-chegados, e eles contam com o suporte periódico do Sensei Yudi, que vem de fora para orientá-los”, enfatiza Lúcia.

Para ser um patrocinador ou contribuir com a participação do Kotobuki Taikô no Campeonato Brasileiro, basta ligar para um destes telefones: (44) 99831-6767 – Anderson, ou 99922-3322 – Lúcia.

Você também pode conferir mais informações sobre o grupo no endereço:
www.kotobukitaiko.com

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto