Lançada pedra fundamental das novas instalações do Fórum Sinval Reis


  

Uma solenidade prestigiada por dezenas de autoridades civis e militares marcou nesta quarta-feira, 15/12, o lançamento da pedra fundamental das novas instalações do Fórum Sinval Reis, Comarca de Paranavaí (também composta pelos municípios de Tamboara, Nova Aliança do Ivaí e Guairaçá). A cerimônia foi um presente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná ao município na semana em Paranavaí celebrou os 58 anos de sua instalação.

O novo prédio do Fórum será localizado no prolongamento da Rua Lázaro Vieira, no Jardim São Vicente, terá mais de 6 mil metros quadrados e um investimento de aproximadamente R$ 9,6 milhões. Pela previsão da Divisão de Registro de Imóveis e Projetos e da Comissão Permanente de Obras do Tribunal de Justiça, os projetos complementares serão licitados e executados já no início do próximo ano. As obras também serão iniciadas em 2011 e concluídas em 2012.

“Se trata de um momento histórico para todos os municípios que compõem a Comarca, não apenas pelo prédio a ser edificado e pelo volume de investimentos, mas, sobretudo, por dotar o nosso judiciário de melhores condições para atender os jurisdicionados”, declarou o prefeito Rogério Lorenzetti.

Ele destacou ainda que existe um clamor da sociedade por uma justiça mais ágil e que o novo Fórum será uma das ferramentas para atender este anseio da população. Neste sentido, Lorenzetti manifestou a sua gratidão aos funcionários da Justiça, que viabilizaram a obra, e seu reconhecimento aos magistrados da Comarca “pelo brilhante trabalho que realizam em prol da Justiça, mesmo em instalações obsoletas”. Também fez um agradecimento a Celestino Laurindo Junior, que fez a doação do terreno para a construção da nova instalação, e à Câmara Municipal, que rapidamente aprovou a lei que permitiu a doação desta área.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Celso Rotoli de Macedo, o novo Fórum vai representar progresso para uma Comarca de tradição. “O Fórum é a casa da justiça, e nós fazemos parte de um grupo que visa a promoção desta justiça”, afirmou. Deste modo, ele agradeceu Celestino Laurindo Junior, pelo exemplo de verdadeira cidadania e amor à sua terra.

Por fim, atendendo a um pedido de Lorenzetti, o presidente entregou ao prefeito o documento onde o TJ se compromete em disponibilizar ao município as instalações do atual Fórum em comodato. A intenção da Prefeitura é instalar uma de suas unidades administrativas no local.

Representando a classe dos advogados, o presidente da OAB – Subseção de Paranavaí, Fábio Franco, falou da sua satisfação quanto a construção do novo Fórum, que permitirá a prestação jurisdicional de forma digna aos cidadãos. Já para a juíza diretora do Fórum, Rosângela Faoro, o lançamento da pedra fundamental será um dia que ficará marcado para o Poder Judiciário, que há alguns anos sentia a necessidade de construção de uma nova instalação do Fórum, diante do crescimento da região. Ela ainda elogiou o desprendimento do presidente do TJ-PR e sua intenção de atender bem a comunidade da Comarca.

Para a promotora Andrea Fabiana Pussi Baradel, coordenadora administrativa do Ministério Público em Paranavaí, a obra será uma importante ferramenta para defender e promover a cidadania no município, além de ser um abrigo destinado aos que ficam à margem da sociedade.

A cerimônia desta quarta-feira também foi assistida pelos desembargadores Francisco Pinto Rabelo Filho e José Augusto Gomes Aniceto, o Procurador Geral do município, Antonio Homero Madruga Chaves, o advogado Cássio Djalma Chiapin, representando Celestino Laurindo Junior, além de prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, juízes, promotores, advogados e demais autoridades locais.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto