Leis sancionadas homenageiam pioneiros e incluem Semana da Consciência Negra no calendário


  

O prefeito Rogério Lorenzetti sancionou nesta sexta-feira (2/12) quatro importantes leis para a comunidade paranavaiense. A primeira, a Lei Municipal nº 4.580/2016, inclui no Calendário Oficial do município a Semana da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente do dia 20 a 27 de novembro. Já as leis 4.583, 4.584 e 4.585/2016, denominam ruas localizadas no Residencial Parque dos Ipês. A cerimônia de assinatura das leis foi acompanhada por familiares dos homenageados e por membros da ANPIR (Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial).

“Estou ocupando o cargo até o dia 31 de dezembro e este é um dos últimos atos desta gestão de oito anos. As pessoas homenageadas com nomes de ruas são pessoas que deram sua contribuição à cidade, são de famílias pioneiras em Paranavaí, a quem queremos agradecer e reconhecer. E em relação ao Calendário Oficial do município, que passa a receber agora a Semana da Consciência Negra, é uma proposta importante, principalmente pela necessidade da inclusão de muitos afrodescendentes que até hoje necessitam de uma atenção especial. O Brasil tem uma dívida com os afrodescendentes que está tentando resgatar aos poucos. Hoje, felizmente temos muitas pessoas afrodescendentes exercendo cargos importantíssimos nas empresas, no país e na comunidade em geral. Com a Lei, a partir de agora o município pode destinar algum recurso público para estes eventos e contribuir com estas ações de conscientização”, afirmou o prefeito Rogério Lorenzetti.

O presidente da ANPIR, João Henrique, e sua esposa Lucimara, falaram da importância de se defender a promoção da igualdade entre as raças. “Esta semana levanta muitas discussões pertinentes. Há cinco anos participamos de solenidades na Câmara para lembrar o Dia da Consciência Negra. Esta Lei é muito importante para as futuras gerações, para discutirmos a questão do negro no Brasil, seu papel como cidadão”, enfatizou.

“O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros da raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A data foi incluída em 2003 no Calendário Escolar nacional, contudo, somente a Lei 2.519/2011 institui oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data virou feriado no Brasil, embora não seja adotado em todos os locais – é feriado em 1.047 municípios brasileiros. Nada mais justo que uma cidade como Paranavaí tenha no Calendário Oficial a Semana da Consciência Negra para que possam ser realizados eventos para as entidades e pessoas envolvidas nesta luta”, frisou o vereador Walter dos Reis, propositor da Lei.

Denominação de ruas – “Agradecemos ao prefeito por sancionar essas leis. Estas pessoas tiveram uma importante participação na nossa comunidade e merecem ser lembradas. Muita gente critica, dizendo que vereador só faz projeto com nome de rua, mas nós sabemos a importância desses projetos, não só para as famílias dos homenageados, mas também para o município. Se não colocarmos nomes nas ruas dos novos loteamentos, por exemplo, não há aprovação para que as pessoas possam morar. E nada mais justo do que homenagearmos pessoas que têm sua história na cidade e que deixaram um legado para a comunidade”, destacou a vereadora Zenaide Rosa Borges, proposita das três leis de denominação de rua sancionadas nesta sexta-feira (2/12).

“Não há palavras para expressar nossa gratidão. Por causa dessa homenagem, estou conversando com nossa família e estamos interessados em comprar um terreno naquele loteamento novo, porque será uma emoção muito especial poder morar em uma rua que leva o nome da minha mãe”, agradeceu emocionada Maria José Guazelli, a filha da homenageada Sílvia de Almeida Guazelli.

O filho do homenageado Juvercindo Rodrigues Gomes disse que “nossa família tem muita alegria e satisfação de ver que um cidadão que chegou aqui em 1958, onde nasceram seus filhos, netos e certamente nascerão os bisnetos, está sendo reconhecido e homenageado. Ele contribuiu, à maneira dele, para o crescimento de Paranavaí, e isso nos enche de orgulho”, frisou Marcos Gomes.

Andrelino Azanha Rocha Filho, que é servidor público municipal, contou que seu pai (Andrelino Azanha Rocha) “chegou em Paranavaí em 1948 e tinha uma fazenda do lado da Fazenda Santa Iolanda. Foi um grande amigo do pai do nosso prefeito. Um homem muito trabalhador, exemplo para nossa família. Agradecemos profundamente pela homenagem”.

Os vereadores eleitos Cláudio Sabino e Mancha da Saúde também participaram do momento de sanção das leis no gabinete municipal.

Confira as Leis sancionadas nesta sexta-feira:
* Lei nº 4.580/2016 – fica instituído no Calendário Oficial do município a Semana da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente do dia 20 a 27 de novembro. Autoria: vereador Walter dos Reis

* Lei nº 4.583/2016 – denomina Rua Silvia de Almeida Guazelli, a Rua Projetada “A”, localizada no Residencial Parque dos Ipês. Autoria: vereadora Zenaide Rosa Borges

* Lei nº 4.584/2016 – denomina Rua Juvercindo Rodrigues Gomes, a Rua Projetada “C”, localizada no Residencial Parque dos Ipês. Autoria: vereadora Zenaide Rosa Borges

* Lei nº 4.585/2016 – denomina Rua Andrelino Azanha Rocha, a Rua Projetada “J”, localizada no Residencial Parque dos Ipês. Autoria: vereadores Zenaide Rosa Borges, José Galvão, Mohamad Hassan Smaili

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto