Maio Amarelo: Taxa de mortalidade no trânsito de Paranavaí é maior que a média do Estado


  

Esta semana, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) recebeu em seu gabinete de trabalho a presidente da Comissão Estadual Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, Tânia Mascarenhas Duarte. Durante uma reunião com um grupo de voluntários que fazem parte de diversos segmentos ligados aos setores de segurança e saúde pública, ela apresentou dados que refletem uma realidade preocupante: a taxa de mortalidade no trânsito de Paranavaí é maior que a média do Estado.

Os dados do SIMPR (Sistema de Informação sobre Mortalidade do Paraná) mostram que em 2015, a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito no Estado foi de 28,6 pessoas para cada 100 mil habitantes. Em Paranavaí, este índice é de 36,2. No caso de acidentes com mortes de ocupantes de automóveis, a média do Paraná é de 8,9 e a de Paranavaí é de 11,81.

Quando o acidente provoca a morte de ciclistas, a média de Paranavaí (2,3) é mais que o dobro da registrada no Estado (1,0). A proporção é semelhante nos casos de acidentes com mortes de motociclistas. A média do Estado é de 7,1, enquanto em Paranavaí é de 14,1.

“Segundo dados do Ministério da Saúde, em 23,5% das internações por acidentes de trânsito (entre 2000 e 2013), os pacientes apresentaram sequelas físicas e a maioria foi homens na faixa etária entre 20 e 29 anos, pedestres ou motociclistas. Para se ter uma ideia, das 176 mil internações (vítimas de acidentes) no SUS em 2014, 54% eram motociclistas. A estimativa de custos com internações, danos pessoais e materiais nas rodovias brasileiras é de R$ 40 bilhões por ano”, explicou Tânia.

Maio Amarelo – Maio é o mês internacional de alerta e conscientização para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para a diminuição do índice de mortes e acidentes no trânsito. Em Paranavaí, as ações do “Maio Amarelo” estão sendo coordenadas por um grupo de voluntários que fazem parte de diversos segmentos ligados aos setores de segurança e saúde pública. O Projeto Vida no Trânsito já tem um cronograma elaborado com blitz educativas, panfletagem, passeatas e passeios ciclísticos e motociclísticos pela cidade durante o mês de maio.
Nos dias 10, 17 e 24 serão realizadas blitz educativas em vários pontos, com panfletagem e orientações sobre o uso da faixa de pedestres, respeito ao semáforo, etc.

No dia 20, sábado, está programado um passeio ciclístico e motociclístico pelas ruas da cidade. E para o dia 26 está marcada uma passeata pelo Centro, com a participação de alunos das escolas municipais e representantes dos diversos órgãos ligados à segurança pública na cidade.

Entidades realizam blitz educativa no trânsito de Paranavaí
Preocupados com essa alta taxa de mortalidade por acidentes de trânsito em Paranavaí, diversas entidades estão realizando uma série de ações voltadas à orientação e à conscientização sobre os perigos no trânsito como parte da campanha “Maio Amarelo”. A Ditran (Diretoria de Trânsito), em parceria com a Polícia Militar, o Detran e diversas entidades assistenciais, realizaram uma blitz educativa, nesta sexta-feira (5/5) na Rua Pernambuco.

Segundo o diretor da Ditran, Rogério Clemente, “é muito importante a participação da população nessas ações. Conscientizando os motoristas da cidade, estamos relembrando que cada um precisa respeitar as leis de trânsito, usar cinto de segurança, não dirigir depois de beber e seguir todas as recomendações básicas que temos no código de trânsito brasileiro, mas que infelizmente em muitos casos passam desapercebidos. Queremos incentivar os motoristas a agir da maneira correta e cumprir a lei”.

Para o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, Major Ademar Carlos Paschoal, somente o trabalho em conjunto de todos os órgãos pode ajudar em resultados concretos. “Nosso objetivo é buscar a conscientização dos motoristas. Um motorista consciente e respeitoso vai evitar acidentes e salvar vidas. Queremos um trânsito mais humanizado e seguro para todos”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto