Mais de 40 crianças de Paranavaí vão ganhar óculos de graça através do Paraná Cidadão


  

A Laura Zavan Boaretto tem 6 anos e nunca se queixou de qualquer problema para enxergar. No dia 12 de julho, a mãe Gisele levou a Laura até o Centro de Eventos, onde aconteceu o Paraná Cidadão. “Levei ela para fazer a identidade e tinha umas médicas fazendo teste de visão. Foi ali que descobrimos que ela precisava usar óculos”, conta a Gisele.

A Laura foi uma das crianças com idades entre 4 e 17 anos que fizeram testes de visão no dia de atendimento especial do Paraná Cidadão, como parte do projeto “Criança e Adolescente Protegidos”. Entre todas as 178 crianças e adolescentes atendidos naquele dia, 68 precisaram ser encaminhados para consulta por apresentarem alguma dificuldade para enxergar. E a consulta foi gratuita na clínica da oftalmologista Dra. Eugênia Ceres Costa Monteiro.

“A iniciativa foi do Tribunal de Justiça do Estado, que entrou em contato com a Associação Paranaense de Oftalmologia para uma parceria. Como eu sou associada, fizeram contato comigo para saber se eu tinha interesse em participar do projeto e oferecer as consultas gratuitamente na minha clínica. Das 68 crianças e adolescentes que foram encaminhadas para consulta, 43 compareceram. Fiz uma agenda especial no período da manhã durante toda a semana passada. Alguns nem vão precisar usar óculos, mas necessitam de tratamento e vamos acompanhá-los gratuitamente”, explica a Dra. Eugênia.

Com a receita em mãos, as crianças e adolescentes que precisam usar óculos foram novamente até a clínica da Dra. Eugênia nesta quarta-feira (2/8) para provar e escolher as armações. “O Tribunal de Justiça conseguiu liberar 13 mil óculos gratuitamente em todo o Estado através de empresas parceiras. Hoje estamos aqui com representantes das duas empresas que vão confeccionar os óculos para as crianças de Paranavaí. A Lens vai fornecer as armações e a Hoyalux vai fazer as lentes. A Laura já escolheu a armação em tons de roxo e todas as crianças e adolescentes que passaram pela consulta vão ganhar os óculos”, destaca a oftalmologista.

Para a secretária de Saúde, Andréia Vilar, “este projeto é muito importante porque beneficia diretamente nossas crianças e adolescentes, que muitas vezes não teriam a oportunidade de passar por um exame detalhado dos olhos ou até mesmo de comprar um par de óculos. Cada um desses óculos custa em média R$ 300. É uma boa economia para o município e um grande presente para as nossas crianças e adolescentes poderem se desenvolver melhor”.

A entrega dos óculos está marcada para acontecer no dia 1º de setembro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto