Mais de 40% dos contribuintes quitaram o IPTU 2017 no primeiro prazo com 20% de desconto


  

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Fazenda apontou que até o dia 10 de janeiro, 41,42% dos imóveis de Paranavaí já estavam com o IPTU 2017 quitado. Isso significa que dos mais de 46 mil imóveis lançados no município, cerca de 27 mil aproveitaram o desconto de 20% para pagamento à vista do imposto. No total, 40,63% dos imóveis também já aproveitaram o pagamento da taxa de coleta de lixo à vista, com 8% de desconto.

A arrecadação dos valores no primeiro vencimento com desconto do IPTU 2017 e da coleta de lixo à vista, somou pouco mais de R$ 10,6 milhões e ficou acima da média registrada em 2016, quando a arrecadação (somando-se a taxa de coleta de lixo) atingiu R$ 9,1 milhões. Lembrando que em 2016, o desconto para quem pagou o IPTU no primeiro vencimento foi de 15%, um percentual menor do que o praticado este ano.

“Mesmo com o momento econômico delicado que o país vive, em Paranavaí conseguimos aumentar o percentual de arrecadação. Claro que isto é reflexo de uma maior taxa de descontos, o que torna o pagamento à vista mais vantajoso para o contribuinte. Mas também é reflexo da confiança que a população está depositando nesta nova gestão, já que os recursos do IPTU são utilizados especificamente para melhorias na Educação, Saúde e Infraestrutura da cidade”, avaliou o secretário de Fazenda do município, Gilmar Pinheiro.

Prazos – Quem perdeu o primeiro prazo para pagamento do IPTU 2017 com 20% de desconto ainda terá outras duas datas para quitar o imposto com desconto. Até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 10%. O último desconto é de 5% e deve ser pago até o dia 10 de março.

Os contribuintes que preferirem também podem parcelar os valores em 10 vezes sem desconto. Mas atenção: o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro.
Lembrando ainda que os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), mediante apresentação de documento pessoal.

Coleta de Lixo – Quem não optou pelo pagamento da taxa de coleta de lixo à vista com 8% de desconto, terá o valor da taxa enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em até 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água, sem desconto.

Revisão e Isenção - Os contribuintes que quiserem solicitar a revisão ou isenção do imposto devem ficar atentos ao prazo. Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU junto ao protocolo. As solicitações de isenção para o exercício de 2017 deverão ser realizadas até o dia 31 de maio.

O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros.

O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo da Prefeitura mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF. A data limite para os pedidos de revisão é 10 de abril.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto