Mais de 700 pessoas estão recebendo capacitação profissional por intermédio da Semas em Paranavaí


  

Administração, Informática Avançada, Soldador, Culinária, Costura, Beleza Estética, Desenhista de Construção Civil, Espanhol, Inglês, Organizador de Eventos. Estes são alguns dos cursos de capacitação profissional oferecidos por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e que estão treinando mais de 700 jovens para o mercado de trabalho em Paranavaí. Os cursos são oferecidos gratuitamente através dos programas Projovem Trabalhador e Pronatec.

O Projovem Trabalhador é voltado para jovens entre 18 e 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de família com renda per capita de até um salário mínimo. Todos os cursos têm duração de 350 horas (sendo 100 horas para qualificação social e 250 horas para qualificação profissional), totalizando 6 meses de capacitação.

O aluno recebe uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 mensais (condicionado à frequência mínima de 75%), além de seguro de vida, lanche nos intervalos, material didático, um kit estudantil com mochila, lápis, borracha e caneta, e ainda duas camisetas.

A qualificação social está acontecendo na Fafipa e nas escolas municipais Pedro Real, Neuza Braga, Getúlio Vargas e Caic. A qualificação profissional dos cursos de Administração e Informática é realizada nas escolas. Já o curso de costura acontece no Provopar, enquanto o de Beleza Estética é realizado na Estação do Ofício e o de Culinária no Restaurante Italianinho. No total, estão sendo ofertadas 300 vagas em seis cursos.

“A Semas tem papel fundamental na efetivação do Programa, buscando esta parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Quando aceitamos aderir ao Programa, expressamos nossa preocupação e comprometimento com a juventude do município, uma atenção voltada em forma de política pública para o público jovem”, destaca a coordenadora de Proteção Social da Semas, Leonar Cardoso.

A secretária Marly Bavia também lembra que as 300 vagas ofertadas foram preenchidas e mais de 70 jovens ficaram ainda na lista de espera, aguardando uma oportunidade de participar dos cursos. “Temos uma equipe que batalhou muito para trazermos esta oportunidade para os jovens de Paranavaí. Fizemos uma pesquisa séria com as empresas e com os trabalhadores para entender que tipo de qualificação o mercado de trabalho exige na nossa cidade e assim direcionar melhor os cursos, atendendo a esta demanda. Estamos certos de que esta qualificação é um diferencial na vida de cada aluno e de que o município está fazendo de tudo para contribuir para o desenvolvimento de cada cidadão para uma melhor qualidade de vida”, avalia.

A execução dos cursos acontece através da empresa contratada pelo município por meio de licitação, sob acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Pronatec – Em 2012, a Semas aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional (com no mínimo 160 horas) por meio de instituições de reconhecida competência técnica como as entidades do Sistema S e a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Após a adesão, a Secretaria procedeu com o processo de articulação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o SENAI e o SENAC para pactuação de vagas e cursos, e articulou com os CRAS para a mobilização, divulgação dos cursos ofertados, realização da pré-matrícula e encaminhamento do público alvo às entidades ofertantes.

O público beneficiário do Pronatec é composto por pessoas inscritas ou em processo de inscrição no CadÚnico, com idade a partir de 16 anos, tendo prioridade os cadastrados em situação de extrema pobreza (com renda familiar per capita de até R$ 70,00) e os beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.

Atualmente, 454 alunos participam do Programa em Paranavaí, 305 matriculados em 9 cursos ofertados na unidade do IPFR. Outros 54 participam de 3 cursos ofertados no SENAI e 95 alunos em 4 cursos realizados no SENAC.

Desde 2012, o município já possibilitou à comunidade a participação em cursos como soldador, montador e reparador de computadores, desenhista da construção civil, auxiliar administrativo, entre outros. “São cursos que qualificam para o mercado de trabalho e que estão de acordo com as necessidades das empresas que estão em busca de profissionais aqui em Paranavaí. Ter uma qualificação como esta eleva muito as chances de inclusão produtiva”, complementa Leonar Cardoso.

Inclusão Produtiva – Para os profissionais que já passaram por um curso de capacitação e agora trabalham por conta própria, a Caixa Econômica Federal está prestando atendimento técnico especializado durante toda esta semana nas unidades dos CRAS levando informações sobre Microcrédito. Há, inclusive, a possibilidade de concessão de crédito imediato aos interessados que trabalhem como autônomos nas áreas de artesanato, costura, cabeleireiros e outros.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto