Município reúne empresários para auxiliar no início das atividades de um novo Distrito Industrial


  

A Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reuniu empresários que adquiriram terrenos em uma área no Jardim São Jorge para a instalação de um novo Distrito Industrial. “O município tem todo interesse em auxiliar na instalação do novo parque industrial, mesmo sendo um empreendimento particular, porque isso reflete em geração de empregos e renda para a população, geração de tributos e aumento do número de indústrias atuando na cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

O Distrito Industrial no Jardim São Jorge contará com pelo menos 10 novos empreendimentos. O impasse para o início da construção dos barracões industriais está na questão da abertura de uma rua principal. “Sem a abertura da rua não há como fazer instalações de água e luz. Os empresários também precisam da abertura da rua para saber a altura que poderão ser construídas as calçadas e os barracões”, explicou o empresário Mauro Dias.

O prefeito Rogério Lorenzetti apontou que, por ser um empreendimento particular, o município não teria responsabilidade em executar a abertura da rua. “Mas queremos auxiliar para que a implantação das indústrias comece logo e isso comece a gerar emprego para a população, gerar divisas para o município. Para isso, estamos buscando meios legais de poder ajudar”, destacou.

Segundo um levantamento da Procuradoria Jurídica da Prefeitura, a Lei autoriza que o município faça uma obra como estas desde que atenda ao interesse público. “O município precisa de uma garantia de que os terrenos não serão utilizados apenas aproveitando a valorização imobiliária que terão com a abertura da via e pavimentação, que o espaço será realmente usado para atividade industrial e que gerará empregos e renda para a comunidade. Para isso precisamos de algo factível, documentado, um compromisso por escrito de todos os empresários. A partir daí faremos uma avaliação jurídica e o projeto será encaminhado para aprovação da Sedec e também do Codep (Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí)”, esclareceu o procurador do município, Gilson Santos.

Os empresários concordaram em elaborar um documento único apontando oficialmente quantas empresas serão instaladas no novo Distrito Industrial, as razões sociais e atividades econômicas que cada uma irá desenvolver, a previsão de receita anual, geração de empregos, frota veicular e área construída de cada empreendimento. “Nós vamos auxiliar na elabora deste documento. A partir de segunda-feira vamos trabalhar com uma agenda para atender a todos os empresários e levantar todos esses dados e na terça-feira já queremos ter essas informações todas em mãos para redigirmos os Termos de Compromisso que cada empresário irá assinar como parte do projeto que será encaminhado para análise do Codep”, ressaltou o secretário Carlos Henrique Scarabelli.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto