Município se mobiliza para socorrer vítimas de destelhamento


  

As chuvas com granizo e fortes ventos que assolaram Paranavaí na noite da última segunda-feira (27/5) provocaram danos em residências, causando prejuízos e colocando famílias em situação de risco. Um levantamento da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros indica que, até às 16h de ontem, cerca de 1.700 residências foram danificadas na cidade e as famílias atendidas com distribuição de lonas.

Veja também: Temporal com granizo atinge Paranavaí

Na manhã de ontem o prefeito Rogério Lorenzetti se reuniu com alguns de seu secretário, entre eles Gilmar Pinheiro (Fazenda) e Antonio Homero Madruga Chaves (Procuradoria Jurídica) e determinou ações urgentes e dentro da legalidade para atender as vítimas, principalmente com telhas.

Lorenzetti conversou, por telefone, com o deputado Teruo Kato, a quem solicitou intervenção junto ao Governo do Estado para que sejam liberados, em regime de urgência, lonas e telhas para Paranavaí.

Segundo informações do secretário de Infraestrutura e diretor operacional da Defesa Civil no município, Eurípedes Lemes Silva, não foram registrados danos sérios nas vias públicas do município. “Tivemos poucos casos, bem pontuais mesmo, de quedas de árvores, que já foram retiradas das ruas ontem mesmo. Felizmente não houve registros de desmoronamentos nem de pessoas feridas. Já os destelhamentos foram em massa. Nosso foco agora é ajudar a alojar as pessoas que precisam de abrigo e garantir a distribuição de lonas para todas as residências mais avariadas. Todos estão mobilizados: secretarias municipais, Defesa Civil, Bombeiros, Tiro de Guerra, etc. É uma força tarefa para ajudar a população que está precisando neste momento”, destacou o secretário.

Cerca de 1.700 residências foram danificadas na cidade e as famílias atendidas com distribuição de lonas, em Paranavaí
Cerca de 1.700 residências foram danificadas na cidade e as famílias atendidas com distribuição de lonas

Entre os bairros mais afetados em Paranavaí estão o Jardim Ipê e o Jardim Morumbi, por se localizarem em regiões mais altas.

O prefeito Rogério Lorenzetti visitou residências do Jardim Ipê que foram avariadas com a chuva de granizo em Paranavaí
O prefeito Rogério Lorenzetti visitou residências do Jardim Ipê que foram avariadas com a chuva de granizo em Paranavaí

Assistência Social – Durante a noite a defesa civil, através do Corpo de Bombeiros, distribuiu lonas à população atingida pela chuva de granizo. Ainda assim, algumas casas foram afetadas a ponto de oferecer riscos aos moradores, que tiveram que deixar os locais. As famílias desabrigadas devem procurar uma unidade de assistência social do município para se cadastrar e receber abrigo. O local disponibilizado temporariamente como abrigo em Paranavaí é a Associação de Moradores da Zona Leste.

A secretária Marly Bavia (Assistência Social) e a primeira dama Cristina Lorenzetti (Provopar) também estão apelando à população para que façam doações de cobertores e agasalhos, pois uma frente fria está a caminho da região e deve baixar as temperaturas, o que vai agravar a situação destas famílias que tiveram suas casas avariadas. As doações devem ser entregues diretamente no Provopar.

O Provopar também está colaborando com a distribuição de lanche para as pessoas que aguardam na fila para receber doação de lonas e com alimentação para as famílias desabrigadas. A primeira dama Cristina Lorenzetti solicitou ainda, junto ao Provopar Estadual (comandado pela primeira dama do Paraná, Fernanda Richa), a liberação de mil cobertores que já estão a caminho e devem chegar ao município nesta manhã para serem distribuídos na sede da entidade nesta quarta-feira (29), que fica na Rua Manoel Ribas, 2.205.

A equipe da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) também está prestando serviço na base montada no Corpo de Bombeiros para o cadastramento das famílias que tiveram suas residências avariadas e estão recebendo a doação de lonas. Segundo a secretária Marly Bavia, este cadastramento ajudará a ter um levantamento mais preciso sobre a quantidade de famílias prejudicadas com a chuva de granizo.

Piracema – Entre os distritos, o mais afetado pela chuva de granizo desta segunda-feira (27) foi o de Piracema, onde até a igreja local foi afetada. Cerca de 800 pessoas que moram no distrito foram seriamente prejudicadas e, segundo informações repassadas pela Secretaria de Assistência Social, pelo menos quatro famílias do distrito precisaram ser realocadas nos abrigos provisórios organizados pelo município.

A Unidade Básica de Saúde também sofreu danos sérios e até que sejam feitos os reparos necessários o local está interditado para atendimento ao público. Sendo assim, a Secretaria de Saúde informa a todos os moradores do distrito de Piracema que o atendimento básico de saúde nos próximos dias deverá ser feito no postinho do distrito de Mandiocaba.

Dados da Copel – Segundo levantamento da Copel, no momento crucial da chuva de granizo da última segunda-feira (27/5), seis dos 12 alimentadores de energia da cidade foram desarmados por questões de segurança e, por isso, aproximadamente 15 mil casas ficaram sem luz.

A Copel trabalhou até às 03h30 e retomou os serviços às 06h de ontem para restabelecer todos os circuitos individuais que ficaram desligados em virtude de quedas de árvores ou outros incidentes. Neste sentido, 55 postes de iluminação pública tiveram a rede danificada, mas já foram recuperados até o final da tarde de ontem.

Os casos pontuais continuam sendo atendidos individualmente de acordo com a urgência e a previsão da Copel é de que até o final da tarde desta quarta-feira (29) todo o sistema esteja perfeitamente restabelecido. As informações foram repassadas ao engenheiro eletricista da Prefeitura, Fábio Havro, pelo gerente da Copel em Paranavaí, Adenilson Luiz Villame, que também é membro da Defesa Civil no município.

Alerta – A Secretaria Municipal de Saúde pede também muita atenção e cuidado por parte da população no sentido de não subirem nos telhados molhados das casas para tentar consertar os estragos. Vários acidentes envolvendo moradores que caíram dos telhados foram registrados e atendidos no PA nesta terça-feira (28). A orientação é de que os moradores peçam ajuda aos bombeiros ou a profissionais especializados que trabalham com os devidos equipamentos de segurança para fazer os consertos e a instalação provisória de lonas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto