Mutirão de serviços no Éttore Giovine retirou 27 toneladas de lixo do bairro


  

Os mais de 70 voluntários que participaram do mutirão de serviços no Conjunto Flávio Éttore Giovine (Jardim Ipê) no último sábado (25/3), fizeram um trabalho de conscientização de porta em porta e o resultado foi bastante positivo. Os moradores atenderam ao pedido dos voluntários e colocaram lixo, entulhos e até móveis e eletrodomésticos velhos em frente de casa para descartar. Foram retirados nove caminhões com lixo, algo em torno de 27 toneladas de material.

“Nós visitamos 370 imóveis de 15 quarteirões do Conjunto. Foram realizadas várias ações simultâneas. Os agentes de endemias, por exemplo, fizeram as visitas de fiscalização e orientação para o combate à dengue. Foram encontrados cinco focos com larvas do mosquito Aedes aegypti nas residências. As equipes do Meio Ambiente coordenaram as ações de roçada e limpeza em 23 terrenos baldios. A Infraestrutura executou uma operação tapa buracos nas ruas do bairro. E todos os voluntários recolheram muito lixo jogado nas esquinas, nos terrenos e residências abandonadas”, explica o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.

Os voluntários também afixaram placas com cartazes divertidos alertando para que não seja jogado lixo nos locais públicos.

Dos nove caminhões retirados com lixo, três deles foram exclusivamente de materiais
recicláveis, que foram entregues na Coopervaí. “Os pneus foram levados até à empresa Ivo Pneus, que tritura este material para nós. Já os entulhos e móveis descartados foram levados para o depósito de material de entulhos da Vila Operária (lixão do CAIC)”, frisa Randal.

A ação fez parte da Corrente do Bem e contou com a participação de voluntários das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Assistência Social, dos agentes de endemias da Vigilância em Saúde, equipes da Transresíduos e Coopervaí, além do apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Corrente do Bem está inspirando outras ações voluntárias
A iniciativa da Corrente do Bem, iniciativa da Prefeitura de Paranavaí, vem crescendo e está inspirando dezenas de ações voluntárias em outros lugares da cidade. No último final de semana, por exemplo, alunos da Associação Dojô Tradição de Karatê se reuniram para fazer um mutirão de limpeza e a poda da grama no Centro Esportivo do Jardim São Jorge. “O pessoal doou seu tempo no domingo para fazer parte desta ação, que beneficia toda a comunidade do bairro. Também somos um elo da Corrente do Bem”, destacou o sensei Alicio Medina, coordenador da Associação Dojô.

A Corrente do Bem também chegou à Vila Operária, onde voluntários se reuniram no domingo para fazer a pintura da quadra do ginásio de esportes. “Alguns parceiros doaram as tintas e o vereador Mancha coordenou um grupo de 15 pessoas da comunidade do bairro para fazer a pintura”, contou a diretora da secretaria de Esportes e Lazer, Ieda Carla Cândido.

As meninas da Ordem Arco-Íris também entraram no clima da Corrente do Bem e realizaram o um Costelão ao Fogo de Chão Beneficente no final de semana. Com a renda da promoção, elas compraram sorvete e alimentos não perecíveis para ajudar os pacientes da Santa Casa de Paranavaí e os idosos dos asilos da cidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto