Órgãos de segurança se mobilizam para formar Comissão de Enfrentamento ao Vandalismo


  

O secretário da Seprovpat (Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito), Wesley Izidoro Pereira, e o diretor de Proteção ao Patrimônio do município, Rogério Clemente da Silva, organizaram nesta quinta-feira (23/10) uma reunião com a Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança e Conselho Tutelar para mobilizar a formação de uma Comissão de Enfrentamento ao Vandalismo em Paranavaí.

“Há algum tempo, estávamos enfrentando um problema sério com furtos nas escolas. Mas agora a situação mais séria é a de vandalismo e depredação do patrimônio público. Um dos locais onde se encontra maior movimentação de adolescentes e jovens cometendo atos de vandalismo é na Praça do Teatro Municipal. Na noite passada, por exemplo, eles picharam as paredes do Teatro e constantemente encontramos restos de entorpecentes, garrafas de bebidas alcoólicas quebradas, muita sujeira. A nossa intenção é somar as forças para elaborarmos um projeto que seja bem prático e efetivo para coibir o vandalismo nos espaços públicos de Paranavaí”, explicou o diretor de Proteção ao Patrimônio.

Para o comandante da Rádio Patrulha da PM de Paranavaí, Aspirante Tiago Luiz Leite, “as maiores demandas de casos de adolescentes e jovens envolvidos com atos de vandalismo e depredação são no período da noite (madrugada) e nos finais de semana, a partir de quinta-feira. Nossas equipes já estão orientadas pelo comando do 8º Batalhão a dar uma atenção especial a estes problemas. Estamos buscando também estreitar cada vez mais a comunicação com o Conselho Tutelar para que as ações possam ser mais eficazes”, destacou.

Um aspecto apontado pelos representantes dos órgãos de segurança da cidade é que o problema de vandalismo se concentra por algum tempo em um local específico e depois vai migrando, conforme a polícia vai intensificando as ações. “Agora o alvo é o Teatro Municipal. Se começamos a agir ali e dispersar os grupos, dificultando as ações de vandalismo, eles mudam de local”, frisou Rogério Clemente.

Nos próximos dias, a Comissão de Enfrentamento vai buscar orientações do Ministério Público sobre ações que possam ser implementadas para coibir o vandalismo em Paranavaí, dentro de um projeto prático de atuação. A PM e o Conselho Tutelar também vão intensificar as rondas nos locais de maiores ocorrências.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto