Paranavaí é a 4ª cidade que mais gera empregos no Estado


  

Paranavaí só tem motivos para comemorar o bom desempenho na geração de empregos em 2017. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de setembro mostram que a cidade está em 4º lugar no ranking do Estado, à frente de grandes centros comerciais e inclusive da capital, Curitiba. Este é o oitavo mês consecutivo que Paranavaí fecha com saldo positivo na geração de empregos.

No mês de setembro, o município registrou a criação de 294 novos postos de trabalho, resultado de 906 admissões com carteira assinada e 612 demissões. No ranking do Estado, o Paranavaí ficou atrás apenas de Ponta Grossa (saldo de +361), Pato Branco (saldo de +346) e São José dos Pinhais (saldo de +318).

Veja também: Paranavaí está entre as 10 cidades que mais geraram empregos no Paraná

Com as contratações, o município ficou com saldo bem melhor que o de cidades do mesmo porte ou maiores, como Maringá (+290), Toledo (+155), Foz do Iguaçu (+145), Umuarama (+84), Cianorte (+73), Apucarana (+72), Cascavel (+44), Paranaguá (+10), Campo Mourão (-39), Londrina (-147) e capital Curitiba, que novamente teve o pior saldo do Estado (-883).

Em Paranavaí, o setor que mais gerou empregos no mês de setembro foi a construção civil, com 270 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem os setores de serviços, com 35 novos postos de trabalho e o da indústria de transformação, com 20 novos empregos. O comércio e a agropecuária registraram saldo negativo de 16 empregos cada.

“Este resultado demonstra que a economia continua em crescimento na cidade, com o aquecimento do setor de construção civil. Significa que há pessoas construindo, investindo, acreditando no desenvolvimento de Paranavaí”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues.

Com o bom desempenho do último mês, Paranavaí também subiu no ranking das cidades que mais geraram empregos em todo o Paraná este ano. O município agora é o 6º que mais contratou com carteira assinada entre os meses de janeiro e setembro. Foram 1.122 novos postos de trabalho criados no período.

Situação no país e no Estado – O Paraná voltou conseguiu manter o saldo positivo na criação de novas vagas de emprego em setembro. Segundo dados do Caged, o Estado criou 2.801 novas vagas de trabalho. Foram 86.000 contratações com carteira assinada contra 83.199 desligamentos.

O Brasil abriu 34.392 vagas de emprego formal em setembro. O resultado decorre de 1.148.307 admissões e de 1.113.915 demissões. Trata-se do sexto aumento consecutivo no número de vagas com carteira assinada no país. Para meses de setembro, o resultado é o melhor desde 2014.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto