Paranavaí já registrou 142 mm a mais de chuva do que a média histórica de junho


  

A chuva incessante que tem caído na região nos últimos dias tem causado muitos prejuízos para Paranavaí no que diz respeito à manutenção da malha viária. O motivo não é difícil de entender. Segundo dados do Simepar, a precipitação registrada no mês de junho está bem acima da média climatológica, que é de 95 mm. Até a manhã desta quarta-feira, 26, o município já havia registrado 237 mm de chuva no período, ou seja, 142 mm a mais do que a média.

“Tanta água causa degradação das vias asfaltadas e não asfaltadas. A determinação do prefeito Rogério [Lorenzetti] é para que aproveitemos os períodos de estiagem, por menores que sejam, para realizar os serviços emergenciais como retirada de entulhos, limpeza de galerias e bocas de lobo. É importante destacar que precisamos aguardar que o tempo fique estável para dar início a recuperação das vias pavimentadas, porque do contrário colocaremos todo o trabalho e o material a perder”, esclarece Eurípedes Lemes Silva, secretário de Infraestrutura.

Segundo Silva, para realizar a operação tapa buracos é necessário, pelo menos, um dia de tempo seco após a execução do serviço para que haja uma boa fixação da emulsão asfáltica. Além disso, a Secretaria deverá adotar alguns critérios na hora da escolha das vias que serão recuperadas primeiro, como optar pelas ruas com alto fluxo de veículos, vias coletores, e aquelas que são utilizadas pelo transporte coletivo.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto