Paranavaí registrou 369 acidentes de trabalho só no primeiro semestre


  

Nos primeiros seis meses de 2013, Paranavaí registrou um total de 369 acidentes de trabalho, sendo 356 acidentes leves (incapacidade temporária) e 13 graves, dentre eles três óbitos. O número já é maior do que a quantidade de acidentes registrados durante todo o ano de 2012, quando aconteceram 310 acidentes (sendo 13 graves).
Os números são da Coordenação Municipal da Saúde do Trabalhador e foram divulgados nesta semana, quando é celebrado o “Dia Nacional em Prevenção de acidente de trabalho” (27 de Julho).

Smaida Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, acredita que o aumento se deve principalmente ao número de acidentes automobilísticos que ocorrem no trajeto entre residência e local de trabalho e que são considerados acidente de trabalho.

“As causas de um acidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção. Cumprir as rotinas de segurança é fundamental para que ocorra a prevenção aos acidentes de trabalho entre funcionários e crie meios para melhorar e humanizar o ambiente corporativo, o que torna os profissionais mais saudáveis, respeitados, motivados e produtivos”, destaca a coordenadora.

Pensando nisso, durante todo o ano o órgão realiza diversas palestras com empregadores e empregados procurando conscientizar as partes sobre a importância do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) na prevenção de acidentes, diminuindo, assim, a incidência das incapacidades permanentes ou temporárias e óbitos.

Para agendar essas palestras, as empresas devem entrar em contato com a Coordenação Municipal da Saúde do Trabalhador por meio do telefone 3902-1137.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto