Paranavaí vai ganhar um Parque Tecnológico de Agroinovação


  

Em evento realizado nesta quinta-feira (18/5) pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), com mais de 300 participantes, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) assinou um termo de cooperação para a instalação do Parque Tecnológico de Agroinovação em Paranavaí.

As diversas lideranças estaduais que estiveram presentes no 1º Seminário de Agroinovação do Noroeste do Paraná discursaram sobre a importância de investimentos no interior e exaltaram a proposta de implantação do Parque Tecnológico de Agroinovação. “O objetivo do parque é fomentar as potencialidades da nossa cidade como a pecuária, mandiocultura e citricultura”, disse o prefeito KIQ.

“Hoje foi apresentado um desafio para todos nós. A construção de um parque tecnológico é a nova forma de enxergar o futuro. Sozinhos, não vamos conseguir nada, mas em parceria conseguimos alcançar os nossos objetivos. Esse é um trabalho que precisa ser feito de forma conjunta e integrada. Estamos celebrando um tempo novo de desenvolvimento focado no setor agronegócio. Temos que sonhar com a construção de um futuro melhor”, discursou o presidente do IAPAR, Florindo Dalberto.

Para o diretor tecnológico da IAPAR, Tadeu Felismino, essa é mais uma oportunidade para expansão da economia da região. “Temos o desafio de terminar os estudos e entregar os projetos ainda neste ano. Essa região tem muito potencial, tanto que dias atrás o IAPAR recebeu uma comitiva francesa para análise do nosso trabalho. Eles saíram daqui espantados com tamanha organização. Isso nos dá credibilidade e ânimo para seguir trabalhando, além de impulsionar ainda mais o crescimento de Paranavaí”, enfatizou.

Para o prefeito KIQ, o momento é de investir na inovação e fazer da cidade uma referência. “Cheguei hoje a este evento decepcionado, pois vim de Brasília direto para cá. E todos vocês estão acompanhando o noticiário político. Mas estou saindo muito feliz por saber que existem pessoas preocupadas com o desenvolvimento de nossa região. A inovação está batendo na nossa porta e não podemos perder a oportunidade. Quem não mudar vai ser ultrapassado. As gestões estão cada vez mais modernas e esse choque de realidade tem assustado a muitos. Como prefeito, sou grato por terem escolhido Paranavaí para ser sede desses estudos. Recebemos um presente, e vamos retribuir com muito trabalho para que os estudos se transformem em realidade”, ressaltou o prefeito KIQ.

Para o ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Pato Branco, fundador do Parque Tecnológico da cidade nos anos 1990, Alceni Guerra, o evento trouxe grande aprendizado para todos os setores envolvidos no projeto. “Temos em Pato Branco um dos maiores casos de sucesso do país entre parques tecnológicos em cidades de até 100 mil habitantes. Provamos que não são apenas as cidades grandes que tem potencial de crescimento. Com planejamento e coragem, podemos transformar outras cidades em polos atrativos para o desenvolvimento. Paranavaí tem uma grande oportunidade com os estudos que serão feitos para a implantação do parque tecnológico”, afirmou Alceni.

Segundo o representante do SEBRAE no evento, Luiz Carlos Silva, a instituição vai participar efetivamente dos estudos. “Temos um compromisso com esse momento de inovação. Vamos participar ativamente e procurar atender todas as necessidades. Paranavaí é uma cidade pujante, dinâmica e cheia de setores a serem explorados. Podemos fazer a diferença com esse parque tecnológico”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto