Paranavaí vai ganhar usina de energia solar até o fim do ano


  

O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (20/4) representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Eles vieram apresentar ao prefeito e secretários municipais o projeto pioneiro de instalação de uma unidade geradora de energia solar em Paranavaí.

O secretário de planejamento, estratégia e gestão do TRE-PR, Valcir Mombach, ressaltou que “esse é um projeto pioneiro que estamos implantando. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a ser contemplado com essa iniciativa. Este é um projeto-piloto que será levado para todo o país. Paranavaí foi escolhida por ser a região com maior incidência de raios solares do Paraná”. A previsão é de que a construção da unidade comece em setembro deste ano, e até dezembro deve entrar em operação.

Segundo Mombach, a unidade de Paranavaí será capaz de gerar até três mil quilowatts, o que seria o suficiente para abastecer 750 famílias. Toda essa energia será revertida em créditos pela Copel para atender os 154 fóruns eleitorais do estado, o que deve gerar uma economia em torno de quatro milhões de reais ao ano.

O prefeito KIQ elogiou a iniciativa do TRE e já pediu um estudo de viabilidade para se implantar o mesmo sistema de geração de energia para os órgãos do município. “Já que Paranavaí foi escolhida para esse projeto-piloto porque temos uma grande incidência de luz solar, por que não aproveitarmos também para fazer economia na conta de luz do município? Já pedi para minha equipe iniciar os estudos de viabilidade desse projeto ”, finalizou o prefeito.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto