Prefeito autoriza início de estudos para tornar Paranavaí uma Cidade Inteligente


  

O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) autorizou na última semana a realização de um estudo de viabilidade para a implantação de um projeto de Smart City (Cidade Inteligente) em Paranavaí. A ideia é que a cidade se torne mais eficiente, conectada, com uma melhor infraestrutura urbana e que ofereça ótima qualidade de vida aos cidadãos com a utilização de tecnologias de comunicação.

O projeto foi apresentado ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento Urbano de Paranavaí, Darlan Alves, pelo presidente da Holding Santa Luzia Smart Cities, Pedro Rodrigues Fernandez. “A proposta para Paranavaí é começar com a troca de toda a iluminação pública para lâmpadas de LED, que têm melhor luminosidade, mais segurança e menos consumo de energia. Essas câmeras têm sensores de ativação noturna e controle de luminosidade conforme a necessidade do horário. Acopladas às lâmpadas, a ideia é instalar centenas de pontos de internet com sinal wi-fi gratuito para a população. Também queremos trabalhar um Big Data para gerenciamento de informações de toda a cidade”, explicou Fernandez.

A holding Santa Luzia Smart Cities opera com a possibilidade de instalação de 12 tipos de serviços simultâneos, que vão desde a hospedagem de aplicativos e softwares para smartphones, com sistema de energia renovável por meio de painéis solares, publicidade digital, integração de centros de emergência e monitoramento remoto de pacientes em hospitais até o planejamento de ciclovias para uso coletivo de bikes monitoradas por sensores e câmeras de vigilância.

O valor do investimento vai depender de uma série de estudos que serão finalizados em até 60 dias e serão realizados pela Holding Santa Luzia sem qualquer custo para o município. A partir dos resultados destes estudos, o prefeito vai avaliar sua viabilidade, levando em conta as prioridades do município. “É um projeto muito interessante, que permite conectar a cidade e oferecer serviços inteligentes de baixo ou sem nenhum custo para a população. Uma cidade inteligente precisa ter um prefeito inteligente, por isso estamos dando a autorização para a realização dos primeiros estudos, porque o projeto se encaixa na nossa visão de planejar uma cidade do futuro”, ponderou o prefeito KIQ.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto