Prefeito sanciona seis leis de denominação de ruas


  

O prefeito Rogério Lorenzetti sancionou nesta sexta-feira (22/7) seis leis municipais de denominação de ruas em Paranavaí. Foram duas no Residencial Campestre, duas no Jardim das Nações, uma no Distrito do Sumaré e outra no Conjunto Habitacional Flávio Giovine. As famílias dos homenageados acompanharam as assinaturas no gabinete municipal e salientaram a importância dos entes queridos.

“Minha família chegou a Paranavaí em 1948, numa época difícil que só ficavam na cidade aqueles que eram realmente persistentes. Para nós é uma satisfação podermos homenagear pessoas que contribuíram tanto para o desenvolvimento da cidade, e fico feliz em saber que seus filhos continuaram morando aqui. Numa simples assinatura, estamos deixando viva a história de cada um”, declarou o prefeito Rogério Lorenzetti.

Lorenzetti ainda afirmou que nos últimos oito anos Paranavaí teve um surto de crescimento com os novos conjuntos habitacionais. “Novas ruas foram criadas por conta dos conjuntos e, por isso, todo mês praticamente sanciono leis que denominam e homenageiam pioneiros. Com certeza esta administração foi uma das que mais criou ruas em Paranavaí”, concluiu.

Dalva Maria Bertola, filha de um dos homenageados, Nelson Bertola, disse que o pai chegou a cidade em 1950, foi técnico do time do Distrito do Sumaré e ajudava em todas as festividades religiosas da região. “O lema dele era: trabalho, fé, humildade e amizade. Era muito carismático, todos do Sumaré o conhecia”, contou.

O presidente da Fundação Cultural, Amauri Martineli, também destacou a importância do seu pai, Valentin Martineli. “Meu pai veio para Paranavaí em 1960 onde iniciou seu trabalho como marceneiro, na empresa conhecida hoje como Ibirapuera Móveis, por cerca de 40 anos e se aposentou. Foi eleito Operário Padrão em 1983, recebendo premiação do então governador José Richa. Teve quatro filhos e também ajudou em trabalhos sociais como o ‘Movimento Cusilhista’ e ‘Alcoólicos Anônimos’, onde teve maior atuação ajudando dezenas de famílias a saírem da situação de desespero que se encontravam, vítimas de um dos maiores males que aflige o mundo, ou seja, o álcool”, lembrou.

Martineli ainda disse que seu pai realizou inúmeras palestras em escolas e que sempre levava com ele uma oração. “- Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos, e sabedoria para distinguir umas das outras. Esta era a oração que meu pai refletia todos os dias e fazia dela o seu norte, foco, fé e esperança”, finalizou.

Confira as Leis sancionadas:
- Lei n° 4544/2016 denomina Rosita Cesar de Sá Cordova, a Rua projetada 11, localizada no Residencial Campestre, de autoria do vereador Leonildo Martins.
- Lei nº 4540/2016 denomina Rosa Amélia Barra Feital, a rua projetada “10”, localizada no Residencial Campestre, de autoria do vereador Leonildo Martins
- Lei nº 4539/2016 denomina de Matilde Ferreira da Silva, a rotatória 01, localizada no Jardim das Nações 01, entre a Avenida José Felipe Tequinha e o cruzamento com a Rua Orlando Fernando Dias. Autoria do vereador José Galvão.
- Lei nº 4538/2016 denomina de Valentim Martineli, a Rua China, do jardim das Nações 01, de autoria vereador José Galvão.
- Lei nº 4536/2016 denomina de Estrada Rural Pioneiro Nelson Bertola, a Estrada do Campo, localizada no Distrito do Sumaré, de autoria dos vereadores Antônio Alves da Silveira e Roberto Cauneto Picoreli.
- Lei nº 4535/2016 denomina de José de Oliveira Lima, a Rua F, do Conjunto Habitacional Flávio Giovine, de autoria do vereador José Galvão.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto