Presidente do TRE-PR visita Paranavaí para explicar projeto de usina de energia solar


  

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, esteve mais uma vez em Paranavaí, mas dessa vez para falar sobre um ousado projeto: a construção de uma usina de energia solar na cidade. Essa usina vai gerar três mil quilowatts por mês, energia suficiente para abastecer os 154 fóruns eleitorais do estado e a sede do TRE-PR.

Veja também: Paranavaí vai ganhar usina de energia solar até o fim do ano

A primeira parada da visita foi na Câmara Municipal, onde o desembargador falou sobre o projeto e tirou dúvidas dos vereadores. “Essa usina terá vida útil de no mínimo 25 anos e vai atender 155 prédios ligados ao TRE. Nós estimamos que essa obra vá ficar entre R$ 8 e 10 milhões. Tudo isso vai gerar renda para a cidade através de ICMS, além de diversas vagas de emprego que serão abertas durante e após a construção da usina”, enfatizou o presidente do TRE.

Segundo o secretário de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE-PR, Valcir Mombach, “esse é um projeto pioneiro que estamos implantando. Este é um projeto-piloto que será levado para todo o país. Paranavaí foi escolhida por ser a região com maior incidência solar, vai ser pioneira nesse tipo de serviço”, ressaltou.

Depois de sair da Câmara Municipal, o desembargador foi à prefeitura. O prefeito KIQ enalteceu a iniciativa do TRE-PR e disse que vai explorar todas as
potencialidades do município. “Já que Paranavaí foi escolhida para esse projeto-piloto porque temos uma grande incidência de luz soltar, vamos aproveitar também para fazer economia nas contas do município. Os novos projetos do centro administrativo vão contemplar a economia de energia com essa tecnologia. Além disso, vamos tentar trazer empresas da área e vender o projeto de usina de energia para outros órgãos”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto