Programa vai doar galpão pré-moldado e equipamentos para cooperativa de coleta seletiva e beneficiamento em Paranavaí


  

Mais uma cidade paranaense receberá a parceria do “Dê a Mão para o Futuro - ajude a gerar trabalho e renda”, que objetiva colaborar com a melhoria do panorama nacional de coleta seletiva e dos índices de reciclagem. Desta vez são os moradores de Paranavaí que irão se beneficiar com o Programa, que irá doar à COOPERVAÍ (Cooperativa De Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí) um galpão pré-moldado e equipamentos necessários ao trabalho de separação e beneficiamento.

O Dê a Mão para o Futuro foi criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins). Na cidade possui o apoio da Prefeitura Municipal de Paranavaí.

No Estado do Paraná o Dê a Mão para o Futuro já tem parcerias em Apucarana (COCAP – Cooperativa Mista de Trabalho e Produção de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Apucarana), Cascavel (COOTACAR - Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis); Foz do Iguaçu (COAAFI - Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu); Ivaiporã (COPEMARI – Coooperativa de Materiais Recicláveis de Ivaiporã); Jacarezinho (ASSOMARJA - Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho), Londrina (COOPERSIL – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina); Telêmaco Borba (COOPATB - Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba) e Umuarama (COOPERUMA - Cooperativa Dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama).

Forma de atuação - A ideia central do Dê a Mão Para o Futuro é a responsabilidade compartilhada, promovendo ações que integrem poder público, consumidor, comércio e indústria, no objetivo principal de correta separação e destinação dos resíduos sólidos urbanos.

O primeiro objetivo é incentivar os moradores do estado a adquirirem o hábito de separar os materiais recicláveis e entregá-los para a coleta seletiva. Para isso será realizada campanha educativa, com informações sobre horários de coleta, materiais que devem ser separados e cuidados necessários com cada tipo de resíduo.

Também são colocadas em prática, em conjunto com as prefeituras participantes do programa, estratégias de recolhimento e triagem dos materiais recicláveis que foram pré-separados nas residências. A profissionalização deste processo de coleta traz uma maior qualidade de vida aos catadores, que melhoram as condições de trabalho nas centrais de triagem. As cooperativas são beneficiadas, com doação de equipamentos necessários (esteiras, balanças, elevadores hidráulicos, etc.), capacitação dos profissionais e assessoria para o estabelecimento do correto fluxo da planta produtiva, por exemplo.

“Contando com o apoio da sociedade, do comércio local, das indústrias, das Secretarias de Meio Ambiente e das Prefeituras, o bom resultado que temos é o aumento da renda e da qualidade de vida de todos os cooperados e um município com menos lixo nas ruas e mais preocupação com a reciclagem”, diz João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC.

“Buscamos criar uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente apropriada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos”, define Rose Hernandes, Diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto