Reabertura do Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí será no dia 5 de junho


  

Está marcada para o próximo dia 5 de junho, um domingo, a reabertura oficial do Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí. Fundado em 2007, o Museu está situado na antiga Estação do Ofício, na Rua Miljutin Cogej, 116, ao lado da Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. A reabertura será marcada por uma programação especial intitulada como “Domingo no Museu”, com atividades para toda a família, à partir das 14h.

“Visitar o museu é uma boa oportunidade para entender o surgimento de Paranavaí e o seu desenvolvimento, principalmente nas décadas de 1930, 1940, 1950 e 1960. O espaço é administrado pela Fundação Cultural e passou por uma grande reforma para abrigar as mais de 600 peças, que remetem às mais diferentes fases da formação de Paranavaí. Há inclusive objetos dos tempos da Fazenda Brasileira, como Paranavaí era conhecida nas décadas de 1930 e 1940, e um acervo com 2,8 mil fotos. Muitas já foram digitalizadas e devem compor o Memorial Digital do Pioneiro”, explica o presidente da Fundação Cultural, Amauri Martineli.

Assim que for reinaugurado, o museu vai retomar as exposições que contam a história da cidade. Nesse trabalho a equipe liderada pela coordenadora do Museu, Rosi Sanga, aborda a trajetória dos índios na região, derrubada da mata, fase econômica do café e outros ciclos. Uma das paredes do museu já está abrigando quadros que ajudam a contar a história de Paranavaí através das pinturas da artista Cecília Tortorelli.

O museu vai funcionar de segunda à sexta das 8h às 17h, mas com possibilidade de abertura em outros dias e horários. Para mais informações, ligue para (44) 3422-5018.

Confira a programação completo do Domingo no Museu:
5 de junho
* 14h – apresentação da Roda de Capoeira
* 14h15 às 14h45 – abertura oficial com autoridades e descerramento da placa
* 14h45 às 18h – visitas monitoradas: “Um passeio pela história de Paranavaí”
* 14h45 às 18h – brincadeiras e jogos tradicionais (monitorados)
* 14h45 às 18h – Biblioteca Especial: Cantinho da Leitura e Sebo (venda de livros usados)
* 15h30 – brincadeira de roda (para crianças de todas as idades) e Contação de Histórias
* 16h – piquenique coletivo (traga seu lanche para compartilhar)
* 17h30 – Encerramento: Forró Pé de Serra com a Turma do professor Glau Ribeito
* Outras atividades: exposição de obras de arte, Varal Literário com obras de escritores paranavaienses, e declamação de poesias

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto