Representantes da Coopervaí apresentam projeto de Usina de Reciclagem na cidade


  

Nesta sexta-feira (27/11) o prefeito Rogério Lorenzetti, recebeu em seu gabinete de trabalho, os representantes da Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí). Na ocasião, foi apresentado um projeto pelo técnico do Instituto Lixo e Cidadania do Paraná, Itamar Isaias, que visa a instalação de uma Usina de Reciclagem de Plástico na cidade, e que teria a parceria com a Fundação Social do Banco do Brasil e da Secretaria Nacional de Economia Solidária. O investimento do projeto na cidade é de R$ 7 milhões de reais.

O projeto está incluído no Programa Cata Forte – Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis, que é um programa desenvolvido com as duas instituições parceiras, e que está promovendo um trabalho para o Cata Forte nº 3, onde irá demandar recursos para fortalecer e apoiar as cooperativas de lixo de todo o Brasil.

“Aqui em Paranavaí, estamos prevendo a abertura dessa usina de beneficiamento e processamento de polímeros termo plástico, que estará gerando em torno de 150 empregos diretamente e um faturamento de R$ 500 mil mensal para o município. E tudo isso será revertido para os próprios catadores, o que aumentará a renda deles e a qualidade de vida”, comentou o técnico do instituo lixo e cidadania, Itamar Isaias.

O projeto da usina, que foi apresentado prevê um investimento de 7 milhões de reais. “A ideia é pegar os materiais recicláveis e industrializa-los para ser comercializados na própria cidade de Paranavaí, e não ser comercializado em outras cidades como fazem hoje. E isso, significa rendimento porque estará beneficiando esse produto dentro da própria cidade que é produzido”, declarou o secretário de Meio Ambiente do município, Edson Hedler.

Segundo o secretário, existe a possibilidade de o município ceder um barracão localizado no Distrito Industrial. Para isso, existe todo o processo burocrático, que passa pela licitação para o acesso do espaço.

Para o prefeito Rogério Lorenzetti, o projeto é muito importante pelo número de empregos que serão gerados e consequentemente para a economia da cidade. “Sem dúvida é um projeto inovador, porque fará com que o produto seja comercializado na própria cidade de Paranavaí. Nós como representantes do Poder Público damos o total apoio para esse tipo de projeto, que faz com que Paranavaí esteja em uma situação bem economicamente, gerando emprego e renda para os seu cidadãos”, enfatizou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto