Sedur já notificou 152 terrenos baldios só nos dez primeiros dias de janeiro


  

Foram apenas seis dias úteis de trabalho e as equipes do Departamento de Fiscalização, Obras e Posturas da Prefeitura já notificaram 152 terrenos baldios por sujeira e mato alto em Paranavaí. “Em todo o mês de dezembro foram aproximadamente 300 notificações. Já estamos com mais da metade deste número apenas nos dez primeiros dias de janeiro. Estamos intensificando arrastões nos bairros todos os dias, conferindo os terrenos, notificando, fazendo revisões, multando e fazendo limpeza, tudo para ajudar nas ações de combate à dengue na cidade”, explica o chefe do departamento, Éder Mendonça.

A preocupação da administração municipal é com o volume de chuvas que costuma cair nesta época do ano, fazendo o mato crescer mais rápido e transformando os terrenos baldios em possíveis criadouros do mosquito da dengue. Além disso, com o mato alto, aumentam as chances de incêndios por conta das altas temperaturas. Sem contar o problema de lixo acumulado nesses terrenos que colaboram para a proliferação de insetos e outras doenças.

“Só nesta quinta (10/01) e sexta-feira (11/01) nossas equipes trabalharam com a limpeza de pelo menos 45 terrenos baldios cujos proprietários foram notificados, multados e não regularizam a situação. Precisamos agir rápido para que a situação da dengue não fique pior na nossa cidade”, aponta Éder.

Os proprietários dos terrenos baldios precisam ficar atentos, pois as notificações, quando não atendidas, acarretam em multas. O processo funciona assim: quando encontram terrenos sujos, os fiscais da Prefeitura fazem uma notificação. Depois disso, o município aguarda a confirmação de que os proprietários foram notificados para dar início à contagem de cinco dias úteis, prazo para que a limpeza seja devidamente executada. Se a limpeza não ocorrer no prazo, o proprietário recebe uma multa de R$ 225. Quando, mesmo depois da multa, o terreno não é limpo, a Prefeitura executa o serviço (através de empresa terceirizada) mas quem paga é o proprietário do terreno – mais R$ 225.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto