Serviço de emissão de Carteira de Trabalho na Agência do Trabalhador completa um ano


  

No mês de março a Agência do Trabalhador de Paranavaí completa um ano da implantação do serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social. O serviço foi implantação através da parceria que a Sedec - Secretaria de Desenvolvimento Econômico estabeleceu com a Aciap e Sindicato Rural de Paranavaí que adquiriram os equipamentos necessários para captura de imagens e digital eletrônico e o Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí que doou um computador. O prefeito Rogério Lorenzetti autorizou a contratação de mais um servidor para Agência do Trabalhador para que o serviço fosse otimizado desde então. Anteriormente, a Carteira de Trabalho era somente requerida no posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

A disponibilização do serviço na Agência do Trabalhador tirou a sobrecarga de requerimentos do posto regional do Ministério do Trabalho que atende toda a região e fez com que requerentes, principalmente jovens de 16 a 18 anos, esperassem menos para obter o documento. Anteriormente, o requerente esperava até 4 meses para obter sua Carteira de Trabalho, sendo que hoje o tempo foi otimizado para 15 a 20 dias.

Desde que o serviço foi implantado a Agência efetuou 1.390 protocolos para emissão de CTPS. Segundo a agente administrativa Patrícia Pereira de Souza, responsável pela emissão do documento, 1.222 CTPS já foram entregues, 85 protocolos foram cancelados e 83 ainda estão na Agência aguardando a retirada do requerente. "Há documentos emitidos em abril em que o requerente ainda não veio buscar", relata Patrícia.

Serviço
A pessoa que deseja fazer sua Carteira de Trabalho deve comparecer na Agência do Trabalhador munido com o RG, CPF, comprovante de residência (último mês) e uma foto 3x4 quando for primeira via. No caso de segunda via, o requerente deve trazer, além dos documentos já mencionados, o Boletim de Ocorrência, em caso de perda ou a CTPS atual caso esteja invalidada ou preenchida.

Fonte: Agência do Trabalhador de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto