Unespar pede apoio da Prefeitura para projetos de melhorias para estudantes


  

O reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, o vice-reitor, Antônio Rodrigues Varela Neto e representantes dos principais diretórios e centros acadêmicos da Unespar/Fafipa, estiveram nesta quarta-feira (15/6) no gabinete municipal, pedindo o apoio e intervenção da Prefeitura em projetos de melhorias para os estudantes da instituição.

“Houve um aumento da demanda de alunos por conta da implantação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A universidade está crescendo e recebendo muitos alunos de fora da cidade e também do Estado. Com isso, também aumentou a demanda por opções para o transporte coletivo, moradia, emprego e lazer. Estamos aqui em busca de apoio, direções e até mesmo intervenção para desenvolvermos alguns projetos e atendermos algumas reivindicações dos estudantes, como a implantação de um Restaurante Popular – com preços de alimentação mais acessíveis, o aumento de horários e de Passe Livre para o transporte público, o diálogo com as imobiliárias para que diminuam as burocracias nas locações de casas ou apartamentos para estudantes, e um projeto que temos de implantar uma ou mais moradias estudantis, especificamente em imóveis abandonados que o município possa fazer a apropriação e ceder para a universidade. Estamos aqui para dialogar e buscar maneiras de colocar estes projetos em prática”, destacou Brena Pantoja, estudante do 2º ano de Serviço Social e membro do Centro Acadêmico do curso.

O prefeito Rogério Lorenzetti se mostrou sensível aos projetos apresentados durante a reunião. “Estou disposto a apoiar dentro daquilo que a Lei nos permitir. Neste último ano de mandato, não podemos (por Lei) conceder nenhum benefício novo, e por isso alguns assuntos como o Restaurante Popular e as moradias estudantis, ficam um pouco limitados para que nós possamos fazer algo. Mas podemos sim provocar conversas, e iniciar um entendimento com o Governo do Estado, para estudar a melhor maneira de se executar estes projetos e viabilizar futuramente as condições mais econômicas para os estudantes. Com relação ao transporte coletivo, vamos recomendar que a Secretaria de Educação verifique a questão do Passe Livre, e nos comprometemos em conversar com a empresa para ajustar os melhores horários, desde que vocês nos apresentem um estudo por escrito e os pedidos específicos que vocês têm para tentarmos intermediar este assunto. Já sobre as imobiliárias, o que podemos fazer é promover uma visita ao Núcleo de Imobiliárias da Aciap para ajudar a viabilizar negociações diferenciadas para estudantes que necessitem locar moradias para poder se instalar em Paranavaí. O que precisa haver é exatamente isto que vocês estão fazendo – esta provocação de assuntos, de ideias, de projetos que beneficiem uma comunidade maior. Mas além de provocar os assuntos, continuem acompanhando e nos ajudando a viabilizar isto, porque quem conhece melhor os problemas e as necessidades é quem está vivendo. No mais, o município está sempre à disposição da Unespar para ajudar, intermediar, dialogar e até mesmo promover alguma ação, sempre dentro do que é possível para nós legalmente”, frisou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto