Saude

Feira Azul, no sábado, terá serviços gratuitos para famílias de autistas em Paranavaí

No próximo sábado, dia 27 de abril, a Prefeitura de Paranavaí e entidades parceiras vão realizar a Feira Azul, uma atividade voltada para as famílias de autistas com oferta de serviços de gratuitos. A Feira Azul está marcada para acontecer das 8h às 12h, na Escola Municipal Cecília Meireles (em frente à Praça da Xícara).

11 salas de vacina abrem esta semana em horário estendido para vacinação contra gripe e aplicação de doses de rotina

A partir desta terça-feira (16/4) até sexta-feira (19/4), onze salas de vacina do município farão um rodízio e ficarão abertas em horário estendido para vacinação contra gripe e aplicação de doses de rotina em Paranavaí. A abertura das salas até às 19h30 esta semana é uma estratégia sugerida pelo Ministério da Saúde, visando disponibilizar maior acesso aos usuários do serviço para regularizar a situação vacinal e receber a vacina da Influenza em pleno mês de Campanha Nacional.

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação.

13 salas de vacina estarão abertas no sábado para o Dia D de vacinação contra Influenza

No próximo sábado, 13 de abril, é o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza 2024 em todo o país. Em Paranavaí, as doses contra a Influenza (gripe) estarão disponíveis em 13 salas de vacina que ficam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 16h. Estarão abertas as salas de vacina das seguintes UBSs: Graciosa, Coloninha, São Jorge, Campo Belo, Celso Konda, Sumaré, Jaraguá, Morumbi, Jardim Maringá, Ouro Branco, Zona Leste, Monte Cristo e Centro.

Secretaria de Saúde faz busca ativa de jovens até 19 anos para vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde começou esta semana uma nova estratégia de vacinação contra o HPV: a partir de agora, o esquema será em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações. O público-alvo continua sendo formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, a Nota Técnica Federal recomenda que os estados e municípios realizem busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso à vacina contra o HPV. Nesses casos, poderão receber o esquema em dose única todas as pessoas dentro dessa faixa etária que não receberam uma ou duas doses do imunizante no período recomendado.

Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano

O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3/4). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.

Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.

Vacinação contra Influenza para grupos prioritários começa na próxima segunda-feira em Paranavaí

Começa na próxima segunda-feira, dia 25 de março, a Campanha de Vacinação contra Influenza 2024 em todos os municípios do Paraná. A Campanha Nacional será realizada até o dia 31 de maio. Em Paranavaí, as doses contra a Influenza (gripe) estarão disponíveis em todas as salas de vacina que ficam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Vigilância em Saúde intensifica fiscalização da Lei Antifumo em espaços coletivos

A Vigilância em Saúde de Paranavaí vem intensificando nas últimas semanas a fiscalização da Lei nº 16.239/2009, que estabelece normas de proteção à saúde e de responsabilidade por dano ao consumidor para criação de ambientes de uso coletivo livres de produtos fumígenos – a Lei Antifumo.

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

O Governo do Estado decretou nesta quinta-feira (14/3) situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença.

Paranavaí confirma terceiro óbito por dengue no ano epidemiológico

A Vigilância em Saúde de Paranavaí confirmou hoje (7/3) o terceiro óbito por dengue do ano epidemiológico determinado pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde). A paciente era uma mulher de 60 anos, moradora do Jardim São Jorge, com comorbidades associadas. Ela estava internada na Santa Casa de Paranavaí e faleceu no último dia 4 de fevereiro. Após investigação das circunstâncias da morte, a SESA confirmou o óbito da paciente em decorrência de dengue.

Atualmente, o município de Paranavaí tem outros dois óbitos sob investigação, suspeitos de terem sido causados por dengue.

Conteúdo sindicalizado

Design by Gustavo Picoloto