Estado determina que vacinas contra gripe sejam apenas para público-alvo já definido


  

Logo após o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciar na última sexta-feira (2/6) a liberação da vacina contra a gripe para toda a população, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou uma nota oficial esclarecendo que o Paraná vai manter a Campanha de Vacinação somente para o público-alvo já definido. A medida vale para todos os municípios, incluindo Paranavaí.

Veja também: Em visita a Paranavaí, Ministro da Saúde anuncia vacina contra gripe para toda população

“A meta é que cada Estado e município vacine pelo menos 90% do público-alvo. O Paraná já tinha atingido 85,5% de cobertura vacinal na sexta-feira (2/6), com 2,5 milhões de doses aplicadas. O número de doses disponíveis não é suficiente para atender a toda população, por isso, a Regional de Saúde, que é quem coordena as ações de campanhas como esta, orientou que Paranavaí e todos os outros municípios da nossa região sigam a determinação do Estado e continuem vacinando apenas o público-alvo já definido. Por isso, a orientação é para que apenas as pessoas definidas como público-alvo da Campanha procurem as Unidades de Saúde para tomar a vacina contra a gripe ”, explica a coordenadora de imunização do município, Miryan Jordão. Em Paranavaí, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 19.397 pessoas até o término da campanha.

Até agora, a cobertura vacinal está com os seguintes índices: Geral – 87,65%, Crianças – 83,71%, Trabalhadores de Saúde – 77,46%, Gestantes – 78,11%, Puérperas – 84,31% e Idosos – 89,23%. O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza são os idosos a partir de 60 anos, gestantes e crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha deste ano também incluiu os trabalhadores da saúde, mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), as pessoas com doenças crônicas, que podem receber a dose da vacina com receita médica e os professores ativos (com declaração da instituição de ensino). Além disso, povos indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também poderão contar com a dose da vacina.

Para receber a dose da vacina, basta procurar o posto de saúde mais próximo de casa portando a carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante. As salas de vacina das UBSs funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Familiares que têm pacientes acamados devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina. As doses são gratuitas.

A dose da vacina trivalente, que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2). Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto