Quatro médicos cubanos já estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde


  

O Programa Mais Médicos Brasil enviou quatro profissionais cubanos para repor a baixa dos médicos que abandonaram o serviço nos postos de saúde de Paranavaí este ano. Em janeiro, três profissionais abandonaram o trabalho nas UBSs do Jardim Morumbi, Vila Operária e Chácara Jaraguá. No início de março outros dois médicos desfalcaram o atendimento nas UBSs do Jardim Maringá e novamente da Chácara Jaraguá. Os quatro novos médicos enviados pelo Programa iniciaram os atendimentos nesta quinta-feira (6/4).

“Nós fizemos dois pedidos de reposição de profissionais e o Programa Mais Médicos tinha até 90 dias para nos enviar os novos médicos. Eles nos atenderam com a reposição dos primeiros três que saíram em janeiro e já nos adiantaram um dos profissionais do segundo pedido, que podia ser atendido até o final do mês de maio. Agora vamos aguardar a vinda de mais um médico estrangeiro para completar as reposições e normalizar os atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

O médico cubano Leandro Ricardo começou os atendimentos bem cedo na UBS do Jardim Maringá. Muito alegre a atencioso, pediu para a enfermeira colocar a cadeira onde os pacientes iam sentar mais perto dele. “Gosto de ouvir de perto o que os pacientes têm a dizer. Ainda estamos nos adaptando com a questão da língua e essa aproximação facilita nosso entendimento sobre as queixas do paciente e que nós também possamos nos fazer entender pelas pessoas. Vou ficar pelo menos por três anos acompanhando estes pacientes e é importante termos um diálogo bem próximo”, explicou.

A dona Dinai Inácia de Sousa, de 64 anos, foi a primeira paciente do Dr. Leandro e aprovou o atendimento. “Ele é muito prestativo, escuta com muita atenção. Sei que agora tenho com quem desabafar e alguém que vai me acompanhar dando importância a cada detalhe”, elogiou ela. Com a vinda dos novos médicos, a UBS Celso Konda (Vila Operária) vai contar com o reforço do Dr. Lázaro Aleman para o atendimento dos pacientes. Na UBS da Coloninha (Jardim São Jorge), o reforço será feito pela Dra. Aniuska Legra. Quem está atendendo na UBS do Jardim Maringá é o Dr. Leandro Ricardo, e para os distritos foi designada a Dra. Kadienys Gonzales.

“É importante lembrar que o atendimento nos distritos continuará sendo feito no sistema de escala e será mantido o cronograma que já vinha sendo praticado. Em Graciosa o atendimento da médica será na segunda-feira, durante todo o dia, nas tardes de terça-feira, nas manhãs de quarta-feira e nas tardes de quinta-feira. O atendimento em Piracema será na terça de manhã, em Deputado José Afonso na quarta à tarde e em Mandiocaba na quinta-feira de manhã”, frisa a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Gisele Pasqualetto.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto