Vacinação contra HPV e Meningite C começa nesta quinta-feira nos postos de saúde


  

A partir desta quinta-feira, dia 11/1, meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos já podem tomar a primeira dose da vacina contra o HPV. As doses estarão disponíveis nas salas de vacina de sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Jardim Maringá, Centro, Jardim São Jorge, Monte Cristo, Morumbi, Chácara Jaraguá e distrito de Graciosa. As salas de vacina das demais unidades de saúde estão fechadas por motivo de férias das equipes.

Para os meninos, a vacina quadrivalente contra o HPV previne o câncer peniano, reduzindo também a transmissão do vírus através das relações sexuais. No caso das meninas, a prevenção é contra o câncer de colo de útero. Até 2020 o Ministério da Saúde pretende ampliar gradativamente a faixa etária de vacinação para os meninos, atingindo o público de 9 a 13 anos.

Outra vacina disponível também a partir desta quinta é a Meningo C, que combate a Meningite do tipo C (conjugada). As doses são destinadas a meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade. Tanto a vacina contra o HPV para meninos, quanto a vacina Meningo C estão sendo implantadas no novo calendário vacinal de todo o Estado do Paraná.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto