Vacinação contra Influenza começa na segunda-feira


  

Começa na próxima segunda-feira dia 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, elaborada pelo Ministério da Saúde. Para ser imunizado, basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h, portando a carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante.

O público alvo principal da Campanha de Vacinação contra Influenza são os idosos a partir de 60 anos, gestantes e crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A campanha deste ano também incluiu os trabalhadores da saúde, mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), as pessoas com doenças crônicas, que podem receber a dose da vacina com receita médica e os professores ativos (com declaração da instituição de ensino). Além disso, povos indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também poderão contar com a dose da vacina.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 29.785 pessoas em Paranavaí. Mas a coordenadora de Imunização, Myrian Jordão, lembra que a campanha tem um público alvo específico, determinado pelo Ministério da Saúde, e alguns requisitos especiais.

“Para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, por exemplo, é necessária a indicação médica através de receita. Também é imprescindível que os trabalhadores da saúde sejam imunizados, já que são eles que fazem o atendimento aos pacientes com Influenza”, explica.

As doses da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2) são gratuitas. Familiares que têm pacientes acamados devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.

Dia D – O Dia D de Vacinação contra a Influenza será no dia 13 de maio, um sábado. Neste dia, todos os postos de saúde irão atender o público das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço. A Campanha Nacional vai até o dia 26 de maio. Mais informações podem ser obtidas na coordenação do setor de Imunização do município, através do telefone 3423-7084.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto