Parque de Amaporã é um refúgio natural na região noroeste do Paraná


  

Para as pessoas que procuram uma alternativa de lazer na região noroeste do Paraná, o Parque Estadual de Amaporã é uma boa opção. O local abriga, em seus 204 hectares, os últimos remanescentes de fauna e flora - praticamente extintos na região devido à expansão agrícola e o solo arenoso.

A importância dos ecossistemas naturais pode ser constatada nos magníficos lagos e nascentes do Parque, principais atrativos da Unidade, preservados sem qualquer tipo de poluição ou assoreamento.

Os visitantes podem tomar banho nos lagos do Parque de Amaporã, que possui ampla área de camping, com banheiros e água quente.


Parque Estadual de Amaporã

Ao chegar no parque, os freqüentadores participam de palestras e assistem a um vídeo sobre todas as atividades de lazer que o parque oferece e qual o comportamento que deve ser mantido para conservação da área. Depois, os visitantes são convidados a participar de uma trilha para conhecer mais sobre a fauna e a flora do local.

De acordo com informações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pela manutenção e coordenação da Unidade de Conservação, Parque de Amaporã recebe cerca de 800 pessoas ao mês, sendo grande a visitação por parte de Escolas e instituições de pesquisa.

O gerente do Parque, Doraci Ramos de Oliveira, conta que o local tornou-se uma espécie de refúgio para a população da região onde as pastagens predominam.

“Os atrativos oferecidos no Parque de Amaporã dificilmente serão encontrados em outro local da região. Temos aqui espécies de animais que não são mais vistas como, por exemplo, o Quati, Pato-do-Mato, Macaco-Prego, a Lontra, entre outros. Muitas pessoas vêm ao Parque para escapar da cidade“, conta Doraci.

O Parque de Amaporã conta ainda, com um Centro de Reintegração para Aves e Animais de Pequeno Porte, que sofreram maus tratos os estavam sendo traficados ilegalmente. No espaço de 128 m² os animais recebem os cuidados necessários para que possam ser reintegrados novamente ao seu habitat natural.

Para os moradores do município de Amaporã, o parque é uma ótima oportunidade para fugir da correria do dia-a-dia. O parque fica a 33 quilômetros de Paranavaí.

O funcionamento é de terça a domingo e também nos feriados das 8 às 17 horas. Todas as visitas são monitoradas e o acesso é gratuito. Para mais informações sobre o parque, visite o endereço eletrônico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) (www.iap.pr.gov.br) e clique no link Unidades de Conservação”.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto