Melinda e Melinda


  

Na próxima quarta-feira, dia 14, às 20h, na Casa de Cultura Carlos Drummond de Andrade, o Projeto Mais Cinema, iniciativa da Fundação Cultural, apresenta Melinda e Melinda do cineasta estadunidense Woody Allen. O filme mostra que a vida não se resume a drama ou comédia, mas, no máximo, um híbrido das duas.

Em “Melinda e Melinda” o filme mal começa e logo o espectador é introduzido a uma discussão entre dois teatrólogos; um defende que a vida é melhor representada pela comédia, já o outro pelo drama. O debate se torna mais interessante quando os dois decidem contar duas estórias sobre a chegada de uma mulher a um jantar para o qual não foi convidada.

Os personagens, limitados a duas perspectivas aparentemente estóicas, articulam a narrativa com ênfase no gênero que defendem. Assim, enquanto uma das estórias tem sempre leves canções de jazz ao fundo, e é mais cômica, inclusive mais curta e concisa, a outra parece desenvolvida em um ritmo mais lento e seco, com total ausência de trilha sonora. São recursos usados por Woody Allen para que o espectador possa não apenas distinguir as estórias, mas também receber estímulos diferentes, já que um gênero se apresenta como antítese do outro.

O Projeto Mais Cinema é gratuito e oferece pipoca e refrigerante para o público. Ao final de cada exibição, o jornalista David Arioch faz uma análise do filme e inicia o debate. O projeto tem apoio da Abdallah Produções, Refrigerantes Garoto e Juan Carlos Saavedra (Comunicação e Webdesign).

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto