Nascido para Matar


  

Na próxima quarta-feira, dia 3, às 20h, na Casa da Cultura de Paranavaí, o Projeto Mais Cinema, iniciativa da Fundação Cultural, apresenta “Nascido para Matar”, do cineasta norte-americano Stanley Kubrick. A estória gira em torno de um grupo de fuzileiros navais que passa por um processo de desumanização até serem enviados à Guerra do Vietnã.

Nas primeiras cenas do filme, dezenas de jovens estão em um campo de treinamento onde se submetem aos mandos e desmandos do sargento Hartmann (R. Lee Ermey). Politicamente incorreto, o sargento traça comparativos entre fuzileiros navais e criminosos; deixando transparecer a idéia de que um bom soldado sempre está apto a matar uma pessoa com extrema naturalidade, assim como um assassino.

Na segunda parte do filme, os garotos são enviados ao Vietnã. O destaque então é Joker (Matthew Modine), um soldado que carrega um broche do “Movimento da Paz” preso ao colete. Em paradoxo existencial, o fuzileiro está em uma das extremidades, se somando a um sem número de soldados norte-americanos lutando em uma guerra que tanto desprezam. Em contraponto, muitos tipos não vêem outros seres humanos como semelhantes, mas apenas alguém habitando o plano terreno; logo matar se torna nada mais que um trivial exercício diário, ratificando assim a banalização da vida.

O Projeto Mais Cinema é gratuito e oferece pipoca e refrigerante para o público. Ao final de cada exibição, o jornalista David Arioch faz uma análise do filme e inicia o debate. O projeto tem apoio da Abdallah Produções, Refrigerantes Garoto, Euro Comunicação e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fonte: Fundação Cultural de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto